Este trabalho buscou analisar os conflitos relacionais existentes no processo educacional dos estudantes surdos no ensino superior, mais precisamente no Curso de Licenciatura em Pedagogia. Esta pesquisa quanto à natureza foi qualitativo-descritiva e quanto à tipologia se apresentou como estudo de caso. O campo da pesquisa foi uma instituição de ensino superior privada, mais precisamente o curso de graduação em Pedagogia por ter estudantes surdos. A técnica utilizada foi a entrevista com três estudantes surdos/as. Os achados deste estudo revelaram que os estudantes surdos/as enfrentam conflitos no processo educacional, estes se encontram relacionados à falha na comunicação da maioria dos professores para com esses estudantes, o desconhecimento e a não utilização da Libras por parte da maioria dos professores, a falta da utilização de estratégias de ensino também se apresenta como fator agravante. Existe a desvalorização da cultura surda, em detrimento da cultura ouvinte e a comunicação entre ouvintes e surdos se encontra fragmentada. Os estudantes surdos dizem conhecer a proposta da inclusão, mas dizem também sofrer com as práticas de exclusão.