Ao longo dos anos a disciplina de Educação Física, no que diz respeito à metodologia e objetivos de ensino, tem se modificado bastante, pois surgem novas abordagens de ensino, que são reflexos do momento político-social que perpassa o país em cada processo histórico, como é o caso da Educação Física Militarista na época em que o país vivia uma Ditadura Militar. Com o fim do governo Militar no Brasil, surgem outras correntes teóricas visando mudanças na área de Educação Física, deixando de lado o militarismo. Uma destas correntes é a abordagem Esportivista, onde só existem atividades ligadas aos esportes, especialmente ao futebol. O objetivo do nosso trabalho é apresentar sobre a importância das aulas de educação física na escola através de várias abordagens de ensino, não só a Esportivista, de modo que possa ampliar o conhecimento de todos os interessados nessa temática. As análises foram advindas do relato de experiências de um aluno que participou das ações desenvolvidas pelo professor. Como metodologia nos reportamos a alguns estudiosos na área. Utilizamos a conversa informal como recurso. A pesquisa revelou que as aulas de Educação Física aplicadas somente através da abordagem Esportivista, pode restringir o conhecimento dos alunos a outras áreas da disciplina, deixando de experimentar diferentes práticas corporais, como por exemplo, as danças e as lutas.