Esse artigo foi construído a partir do relatório de estágio desenvolvido na educação infantil em uma instituição campesina de Caruaru-PE, tendo como objetivo vivênciar o desenvolvimento de um projeto didático com ênfase no ‘gênero textual advinhas’. Para sua construção nos baseamos nas discussões sobre estágio e as observações em campo, como também através de algumas referencias teóricas como: Pimenta (2005-2006), Oliveira (1994), Kishimoto (2011), Kohan (2003), Sousa (2009) e Vygotski (1984). Esse estudo possui uma abordagem qualitativa tendo como instrumentos de coleta de dados a observação direta (LUDKE e ANDRÉ, 1986) e o resgistro no diário de campo (MINAYO, 2010). Os seus dados foram analisados a partir da análise de conteúdo defendida por Franco (2008). Como achados, percebemos que o papel do professor é determinante para um bom funcionamento da instituição e os projetos escolares realizados no decorrer do ano letivo. Identificamos que uma metodologia lúdica favorece o ensino e aprendizagem das crianças, bem como um projeto didático articulado com o lúdico provoca uma interação e participação dos discentes. Pois, provoca o interesse dos estudantes, eles se comprometem com as atividades propostas e isso interfere de maneira positiva na diminuição da índiciplina e falta de atenção que geralmente aparece quando uma atividade é imposta sem um aspecto lúdico atrativo. Portanto, com a realização desse estágio consegui refletir e desempenhar atitudes de profissionalismo para com minha prática docente.