Atualmente a humanidade vivencia um período de crise ambiental, são inúmeros os problemas referentes aos impactos causados pela ação antrópica sobre o Meio Ambiente. A questão dos resíduos sólidos urbanos é um desses problemas e consiste em um dos grandes desafios a ser enfrentados. Este trabalho apresenta os resultados da realização de diversas ações educativas desenvolvidas com uma turma da EJA, visando desenvolver a percepção ambiental nos alunos de uma escola pública no município de Boa Vista-PB.A fundamentação teórica desse trabalho teve como principais autores como: Bidone(1999), Calderoni(1998), Florentino(2012), Gadotti(2005), Gil(1999), Jacobi(2003), Passos(2005). Para tanto se utilizou como pressupostos teórico-metodológicos elementos da Pesquisa Participante e da Fenomenologia, aplicando-se questionários mistos para investigação das concepções dos educandos e o desenvolvimento de atividades lúdico-pedagógicas. Sobre os principais problemas ambientais, os alunos citaram o desmatamento, a poluição atmosférica causada por queimada e o lixo que correspondeu a 50% das respostas. Ao longo do desenvolvimento das ações educativas, percebeu-se uma sensível mudança no que se refere à concepção de Meio Ambiente dos alunos, no entendimento sobre os problemas ambientais do município as possíveis soluções para a minimização dos mesmos. Sobre o conceito de EA, os sujeitos da pesquisa acreditam na EA como mecanismo de mudança, assim como passaram a compreender a real importância desta no processo de sensibilização e mudança de atitude de cada indivíduo.