Artigo Anais III CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

JOGOS EM AÇÃO: BRINCANDO SOBRE O CICLO DA ÁGUA COMO FORMA DE INCLUIR ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL II DE DUAS ESCOLAS MUNICIPAIS DA REDE PÚBLICA

Palavra-chaves: JOGO CATALISADOR DE CONTEÚDOS, LÚDICO, APRENDIZADO Comunicação Oral (CO) GT-15 - ENSINO DE CIÊNCIA, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E INCLUSÃO
"2018-08-29 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 44752
    "edicao_id" => 97
    "trabalho_id" => 496
    "inscrito_id" => 843
    "titulo" => "JOGOS EM AÇÃO: BRINCANDO SOBRE O CICLO DA ÁGUA COMO FORMA DE INCLUIR ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL II DE DUAS ESCOLAS MUNICIPAIS DA REDE PÚBLICA"
    "resumo" => "O objetivo deste trabalho é apresentar resultados em andamento de uma pesquisa de mestrado que tem como campo de estudo o uso do jogo pedagógico, denominado: Catalisador de Conteúdos: Purificando as Águas do Reino Atlantis para fins educativos. Um dos resultados da pesquisa foi analisar o jogo como uma ferramenta que pudesseincluir estudantes de modo a oferecer um terreno fértil para o aprendizado de mais conteúdos distintos e em menor tempo por meio do lúdico, em relação às aulas tradicionais. Para analisar essa possibilidade, foram necessáriosque os procedimentos metodológicos da pesquisa iniciassem como a aplicação de pré-teste para saber quais eram os conhecimentos prévios dos alunos sobre o tema Água, aplicações do jogo nas turmas 601 e 604 do Ensino Fundamental II de duas Escolas Municipais do estado do Rio de Janeiro e logo em seguida, pós-teste para verificar os conhecimentos adquiridos dos estudantes. Os mesmos procedimentos foram realizados nas mesmas escolas, porém nas turmas 602 e 601, sem interação com os conteúdos por meio do jogo, apenas com aulas em lousa, caneta e exercícios. O jogo, sobre o tema da Água, tem princípios de Interpretação de Personagens e base teórica-metodológica como tema central interdisciplinar o conteúdo que trata das características, propriedades e o ciclo da água. Como análise de alguns resultados já compilados percebeu-se que o jogo pôdeabordar mais conteúdos diferentes de forma lúdica e em menor tempo em comparação à aula tradicional."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-15 - ENSINO DE CIÊNCIA, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E INCLUSÃO"
    "palavra_chave" => "JOGO CATALISADOR DE CONTEÚDOS, LÚDICO, APRENDIZADO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV110_MD1_SA17_ID843_01082018232807.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:28"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:01:37"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIANA MONTEIRO SOARES CRESPO DE ALVARENGA"
    "autor_nome_curto" => "MARIANA"
    "autor_email" => "mmmmonteiro6@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais III CINTEDI"
    "edicao_evento" => "III Congresso Internacional de Educação Inclusiva e III Jornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2018"
    "edicao_logo" => "5e49fb7fd07bb_16022020233335.png"
    "edicao_capa" => "5f183d3fcde25_22072020102103.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 44752
    "edicao_id" => 97
    "trabalho_id" => 496
    "inscrito_id" => 843
    "titulo" => "JOGOS EM AÇÃO: BRINCANDO SOBRE O CICLO DA ÁGUA COMO FORMA DE INCLUIR ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL II DE DUAS ESCOLAS MUNICIPAIS DA REDE PÚBLICA"
    "resumo" => "O objetivo deste trabalho é apresentar resultados em andamento de uma pesquisa de mestrado que tem como campo de estudo o uso do jogo pedagógico, denominado: Catalisador de Conteúdos: Purificando as Águas do Reino Atlantis para fins educativos. Um dos resultados da pesquisa foi analisar o jogo como uma ferramenta que pudesseincluir estudantes de modo a oferecer um terreno fértil para o aprendizado de mais conteúdos distintos e em menor tempo por meio do lúdico, em relação às aulas tradicionais. Para analisar essa possibilidade, foram necessáriosque os procedimentos metodológicos da pesquisa iniciassem como a aplicação de pré-teste para saber quais eram os conhecimentos prévios dos alunos sobre o tema Água, aplicações do jogo nas turmas 601 e 604 do Ensino Fundamental II de duas Escolas Municipais do estado do Rio de Janeiro e logo em seguida, pós-teste para verificar os conhecimentos adquiridos dos estudantes. Os mesmos procedimentos foram realizados nas mesmas escolas, porém nas turmas 602 e 601, sem interação com os conteúdos por meio do jogo, apenas com aulas em lousa, caneta e exercícios. O jogo, sobre o tema da Água, tem princípios de Interpretação de Personagens e base teórica-metodológica como tema central interdisciplinar o conteúdo que trata das características, propriedades e o ciclo da água. Como análise de alguns resultados já compilados percebeu-se que o jogo pôdeabordar mais conteúdos diferentes de forma lúdica e em menor tempo em comparação à aula tradicional."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-15 - ENSINO DE CIÊNCIA, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E INCLUSÃO"
    "palavra_chave" => "JOGO CATALISADOR DE CONTEÚDOS, LÚDICO, APRENDIZADO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV110_MD1_SA17_ID843_01082018232807.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:28"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:01:37"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIANA MONTEIRO SOARES CRESPO DE ALVARENGA"
    "autor_nome_curto" => "MARIANA"
    "autor_email" => "mmmmonteiro6@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais III CINTEDI"
    "edicao_evento" => "III Congresso Internacional de Educação Inclusiva e III Jornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2018"
    "edicao_logo" => "5e49fb7fd07bb_16022020233335.png"
    "edicao_capa" => "5f183d3fcde25_22072020102103.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 29 de agosto de 2018

Resumo

O objetivo deste trabalho é apresentar resultados em andamento de uma pesquisa de mestrado que tem como campo de estudo o uso do jogo pedagógico, denominado: Catalisador de Conteúdos: Purificando as Águas do Reino Atlantis para fins educativos. Um dos resultados da pesquisa foi analisar o jogo como uma ferramenta que pudesseincluir estudantes de modo a oferecer um terreno fértil para o aprendizado de mais conteúdos distintos e em menor tempo por meio do lúdico, em relação às aulas tradicionais. Para analisar essa possibilidade, foram necessáriosque os procedimentos metodológicos da pesquisa iniciassem como a aplicação de pré-teste para saber quais eram os conhecimentos prévios dos alunos sobre o tema Água, aplicações do jogo nas turmas 601 e 604 do Ensino Fundamental II de duas Escolas Municipais do estado do Rio de Janeiro e logo em seguida, pós-teste para verificar os conhecimentos adquiridos dos estudantes. Os mesmos procedimentos foram realizados nas mesmas escolas, porém nas turmas 602 e 601, sem interação com os conteúdos por meio do jogo, apenas com aulas em lousa, caneta e exercícios. O jogo, sobre o tema da Água, tem princípios de Interpretação de Personagens e base teórica-metodológica como tema central interdisciplinar o conteúdo que trata das características, propriedades e o ciclo da água. Como análise de alguns resultados já compilados percebeu-se que o jogo pôdeabordar mais conteúdos diferentes de forma lúdica e em menor tempo em comparação à aula tradicional.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.