O objetivo deste trabalho é apresentar resultados em andamento de uma pesquisa de mestrado que tem como campo de estudo o uso do jogo pedagógico, denominado: Catalisador de Conteúdos: Purificando as Águas do Reino Atlantis para fins educativos. Um dos resultados da pesquisa foi analisar o jogo como uma ferramenta que pudesseincluir estudantes de modo a oferecer um terreno fértil para o aprendizado de mais conteúdos distintos e em menor tempo por meio do lúdico, em relação às aulas tradicionais. Para analisar essa possibilidade, foram necessáriosque os procedimentos metodológicos da pesquisa iniciassem como a aplicação de pré-teste para saber quais eram os conhecimentos prévios dos alunos sobre o tema Água, aplicações do jogo nas turmas 601 e 604 do Ensino Fundamental II de duas Escolas Municipais do estado do Rio de Janeiro e logo em seguida, pós-teste para verificar os conhecimentos adquiridos dos estudantes. Os mesmos procedimentos foram realizados nas mesmas escolas, porém nas turmas 602 e 601, sem interação com os conteúdos por meio do jogo, apenas com aulas em lousa, caneta e exercícios. O jogo, sobre o tema da Água, tem princípios de Interpretação de Personagens e base teórica-metodológica como tema central interdisciplinar o conteúdo que trata das características, propriedades e o ciclo da água. Como análise de alguns resultados já compilados percebeu-se que o jogo pôdeabordar mais conteúdos diferentes de forma lúdica e em menor tempo em comparação à aula tradicional.