Resumo: Este artigo apresenta uma discussão sobre cultura popular, ribeirinhos e práticas cur-riculares na educação do campo, com a intenção de compreender esses termos e a importância para a valorização dos conhecimentos dos ribeirinhos no Currículo dessas escolas. A metodo-logia utilizada tem uma abordagem qualitativa, onde a cultura popular ribeirinha será nosso foco único e particular. Tendo em vista que a cultura ribeirinha não pode ser vista à margem do currículo da escola, o estudo analisara as práticas curriculares da escola ribeirinha, a valoração que é dada pelo sistema educacional que ampara essas escolas com relação aos saberes dos sujeitos ribeirinhos e as concepções dos professores sobre cultura popular. Assim, faz-se um diálogo com obras sobre as categorias de analise, dentro do contexto da pesquisa e a análise dos dados e conclusão frente ao referencial teórico. A análise preliminar destaca sobre a necessidade de implementação de politicas publicas efetivas para a educação do/no campo, tornando obrigatoriedade por parte do currículo oficial escolar inserir a cultura ribeirinha nas suas práticas pedagógicas, fazendo com que essa cultura não seja esquecida, nem marginalizada, que possa ser de fato valorizada e vivenciada dentro destas instituições escolares.