presente artigo resultou do desenvolvimento de uma pesquisa de campo acerca das
Dificuldades de Aprendizagem (DA), oportunizada pelo Componente Curricular Psicopedagogia, sob
orientação da professora Dra. Maria da Guia Rodrigues Rasia, no curso de Licenciatura Plena em
Pedagogia da Universidade Estadual da Paraíba / Campus I, Campina Grande – PB. Nosso objetivo ao
realizar essa pesquisa consistiu em analisar como as dificuldades de aprendizagem tem sido
visualizadas no âmbito escolar, bem como, compreender como funciona o cérebro das crianças que
apresentam DA e enaltecer a importância do professor durante o processo de aquisição de
conhecimentos dessas crianças com DA. A metodologia utilizada para a concretização da pesquisa
supracitada, foi de caráter qualitativo, visto que esse tipo de metodologia nos permite compreender
melhor o contexto analisado e assim poder compreender até que ponto as DA apresentadas são de
ordem “particular” do indivíduo ou podem estar ligadas a outros fatores exteriores ao mesmo. A
presente investigação foi realizada em uma escola Municipal da cidade de Campina Grande – PB, com
uma professora que atualmente leciona em uma turma de 2º ano do Ensino Fundamental I com alunos
na faixa etária de 7 e 8 anos. A profissional é Graduada em Pedagogia e Especializada em
Atendimento Educacional Especializado (AEE). Antes de ir a campo coletar os dados que nos deram
subsídio a escrita desse artigo, realizamos um estudo de cunho bibliográfico a fim de adquirir mais
conhecimento sobre o tema e assim poder realizar e analisar, nossa pesquisa de campo. Para coleta de
dados, realizamos uma entrevista semiestruturada totalizando seis questões que nos deram margem
para as discussões apresentadas. Os resultados demonstraram que a formação docente capacitada para
a atuação com alunos que apresentam Dificuldades de Aprendizagem é de suma importância para o
trabalho pedagógico que potencialize as habilidades cognitivas e sociais desses alunos dentro de suas
capacidades.