Resumo: O Brasil que conviveu com regimes autoritários, tornou-se um dos Estados membros comprometidos com a elaboração de documentos que assegurassem os Direitos Humanos, considerando como essenciais a todas as pessoas o direito a desfrutar com dignidade e plenitude a vida. Todos os progressos nas diversas dimensões sejam elas na esfera ética, jurídica, política, econômica, social, cultural, conduziu para dimensão educativa, considerada em diversas bases legais, um instrumento fundamental para implantação da Educação em Direitos Humanos no contexto educacional com o escopo de fomentar o respeito e a tolerância. Ao longo da pesquisa trarei considerações acerca do papel formativo da escola na perspectiva de Educar em e para os Direitos Humanos. Por ser um tema pertinente e norteador para implantação de uma cultura de paz no contexto educacional, esta pesquisa torna-se relevante. O objetivo geral que propõe este artigo consiste em discutir a importância da inclusão da educação em direitos humanos no currículo escolar da Educação Básica, para isso analisarei as especificidades da Resolução CNE/CP nº 1, de 30 de maio de 2012, que estabelece as Diretrizes Nacionais para Educação em Direitos Humanos. Para maior clareza será apresentado uma breve discussão teórica, a metodologia que embasa esta pesquisa e discussão é de cunho bibliográfico, consiste na análise de fontes documentais sobre a educação que expressam as proposições para abordar e incluir a educação em direitos humanos.