Este artigo discute a importância das teorias da aprendizagem para o uso dos recursos da Internet, no processo de construção do conhecimento, a partir da interação em sala de aula, entre professor-aluno do componente curricular ensino de língua portuguesa, dos anos iniciais, no contexto universitário do curso de licenciatura em pedagogia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Adota uma metodologia qualitativo-descritiva, cujo corpus foi um recorte de 7 sujeitos coletado no universo de 47 alunos, com idade entre 21 e 46 anos. Busca-se ainda, tratar da importância didático-pedagógica da metodologia do trabalho cooperativo que proporciona o uso da webquest, especialmente, em relação à prática de leitura, no processo de ensino-aprendizagem dos anos iniciais do Ensino Fundamental, onde a interação e a ação são fundamentais para que se concretize o conhecimento e o estímulo pela leitura. Conclui-se que o uso da internet na compreensão do ensino de língua portuguesa dos anos iniciais ainda é um campo em que muito ainda está por se explorar, sinalizando um caminho com possibilidades de modos de ensinar e de aprender. Os dados analisados reforçam a necessidade de se informar que a metodologia interativa da webquest, sobre a prática de leitura nos anos iniciais auxilia tanto o professor sobre a eficácia do modelo apresentado através do resumo da webquest quanto possui a vantagem de engajar alunos e professor(es) no uso da internet voltado para o processo educacional, estimulando a pesquisa e o pensamento crítico no desenvolvimento da prática educativa dos professores.