Artigo Anais III CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

PSICOPEDAGOGIA E OS PRINCIPAIS DISTÚRBIOS DE APRENDIZAGEM: DISLEXIA, DISORTOGRAFIA, DISGRAFIA E DISCALCULIA. AUTORA: PAULA MIQUELINE TOSCANO MELQUÍADES; CO-AUTORA (1): MÁRCIA GEAM OLIVEIRA ALVES

Palavra-chaves: PSICOPEDAGOGIA;, DISTÚRBIOS DE APRENDIZAGEM;, INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA Comunicação Oral (CO) GT-19 - PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL E INCLUSÃO
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      Resumo: Este trabalho terá   a função de discutir o papel do psicopedagogo em indivíduos em fase escolar com dificuldades de aprendizagem.  Para isso, faremos um percurso sobre a história da psicopedagogia no Brasil e suas contribuições  para estes indivíduos com distúrbios de aprendizagem. Dessa forma, este trabalho será uma revisão teórica de como a psicopedagogia  chegou ao Brasil, tendo surgido os primeiros cursos a partir  dos anos 60/70 e se multiplicaram na década de 90, entrando de forma clandestina por intermédio de seus exilados políticos.  A Psicopedagogia constituiu-se sob um enfoque médico-pedagógico e com um caráter mais prático do que o acadêmico, e apenas no fim do ano de 1979, foi criado no instituto sedes Sapientiae,  em São Paulo, o primeiro curso de especialização o psicopedagogo é envolvido com a aprendizagem humana, que congrega conhecimentos de diversas áreas intervindo neste processo, seja para potencializá-lo ou para amenizar dificuldades, atendendo as necessidades individuais de aprendizagem.   Já a teoria da aprendizagem significativa é uma teoria cognitivista preocupada com o modo como as pessoas percebem, aprendem, recordam e pensam sobre a informação. A teoria citada procura explicar os mecanismos internos que ocorrem na mente humana com relação ao aprendizado e à estruturação do conhecimento.  Como objetivo geral  entender as contribuições da Psicopedagogia para alunos com dificuldades de aprendizagem. Já para os objetivos específicos: descrever um breve processo histórico da Psicopedagogia no Brasil; fazer um breve percurso sobre os teóricos da psicopedagogia para compreender o processo de ensino-aprendizagem. Como aspectos metodológicos iremos abordar as principais dificuldades de aprendizagem e as possíveis intervenções que devem ser realizadas para garantir o melhor desempenho cognitivo do aluno. \r\n
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Publicado em 29 de agosto de 2018

Resumo

Resumo: Este trabalho terá a função de discutir o papel do psicopedagogo em indivíduos em fase escolar com dificuldades de aprendizagem. Para isso, faremos um percurso sobre a história da psicopedagogia no Brasil e suas contribuições para estes indivíduos com distúrbios de aprendizagem. Dessa forma, este trabalho será uma revisão teórica de como a psicopedagogia chegou ao Brasil, tendo surgido os primeiros cursos a partir dos anos 60/70 e se multiplicaram na década de 90, entrando de forma clandestina por intermédio de seus exilados políticos. A Psicopedagogia constituiu-se sob um enfoque médico-pedagógico e com um caráter mais prático do que o acadêmico, e apenas no fim do ano de 1979, foi criado no instituto sedes Sapientiae, em São Paulo, o primeiro curso de especialização o psicopedagogo é envolvido com a aprendizagem humana, que congrega conhecimentos de diversas áreas intervindo neste processo, seja para potencializá-lo ou para amenizar dificuldades, atendendo as necessidades individuais de aprendizagem. Já a teoria da aprendizagem significativa é uma teoria cognitivista preocupada com o modo como as pessoas percebem, aprendem, recordam e pensam sobre a informação. A teoria citada procura explicar os mecanismos internos que ocorrem na mente humana com relação ao aprendizado e à estruturação do conhecimento. Como objetivo geral entender as contribuições da Psicopedagogia para alunos com dificuldades de aprendizagem. Já para os objetivos específicos: descrever um breve processo histórico da Psicopedagogia no Brasil; fazer um breve percurso sobre os teóricos da psicopedagogia para compreender o processo de ensino-aprendizagem. Como aspectos metodológicos iremos abordar as principais dificuldades de aprendizagem e as possíveis intervenções que devem ser realizadas para garantir o melhor desempenho cognitivo do aluno. Palavras-chave: psicopedagogia; distúrbios de aprendizagem; intervenção psicopedagógica

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