Este estudo teve como intuito ensinar a envelhecentes, os princípios do nado e estimular o senso crítico a partir do planejamento de aulas lúdicas dentro da abordagem crítico-superadora. As atividades lúdicas permitem aos participantes aprender de forma prazerosa além disso, os conteúdos do esporte são ministrados de maneira indireta e mais fácil de assimilar, de modo que os alunos possam aprender os princípios do nado com facilidade e descontração. A partir do planejamento em cima da abordagem crítico-superadora, foram desenvolvidas situações para que as alunas envelhecentes pudessem reconhecer e refletir sobre as circunstâncias do dia a dia, nos exercícios sugeridos nas aulas. A experiência foi realizada nas piscinas do projeto de extensão Laboratório Pedagógico Saúde Esporte e Lazer - Escolinhas do DEF do Departamento de Educação Física na Universidade Estadual da Paraíba, em Campina Grande, para o exercício na docência. Houve nas aulas, a aplicação de atividades lúdicas para envelhecentes, usando a abordagem para estimular o senso crítico dos alunos juntamente ao ensino da natação. Entre os resultados obtidos com a aplicação do método lúdico estão a melhora no condicionamento físico das alunas; o deslocamento na água sem ajuda de equipamentos esportivos e a assimilação os conteúdos com facilidade de acordo com o feedback estabelecido, durante as rodas de conversa no fim das aulas.