Artigo Anais III CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

UTILIZAÇÃO DE UM JOGO MATEMÁTICO (DOMINO DE ADIÇÃO) COMO ALTERNATIVA PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM NAS AULAS DE MATEMÁTICA AOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL I

Palavra-chaves: ENSINO FUNDAMENTAL I, DOMINÓ DE ADIÇÃO, ENSINO E APRENDIZAGEM, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Comunicação Oral (CO) GT-15 - ENSINO DE CIÊNCIA, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E INCLUSÃO
"2018-08-29 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 45118
    "edicao_id" => 97
    "trabalho_id" => 785
    "inscrito_id" => 2279
    "titulo" => "UTILIZAÇÃO DE UM JOGO MATEMÁTICO (DOMINO DE ADIÇÃO) COMO ALTERNATIVA PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM NAS AULAS DE MATEMÁTICA AOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL I"
    "resumo" => "A educação matemática vem passando por várias modificações, reflexões e críticas ao longo dos anos. Os professores e alunos vêm se adaptando à os novos meios de ensino e aprendizagem da matemática, no qual, o uso de jogos é tido como um caminho facilitador para o educador transmitir os conhecimentos em sala de aula e torná-las mais atrativas e dinâmicas. Existem inúmeros jogos pedagógicos, dentre eles encontram-se vários jogos matemáticos, no qual desperta o interesse da criança para aprender e ainda traz um nível muito bom de conhecimento, podendo ser fundamental para uma educação de qualidade e com um ótimo desenvolvimento emocional e cognitivo das crianças. O presente trabalho teve como objetivo analisar o ensino e aprendizagem diante da utilização de um jogo matemático como recurso didático-pedagógico na educação do ensino fundamental I. No entanto, fica notório o quanto é importante a utilização de recursos alternativos para uma melhor compreensão dos conteúdos de Matemática pelos alunos do ensino fundamental I. Logo, podemos concluir que o jogo “dominó de adição” teve uma grande aceitação pelos alunos e que o mesmo fora tido como importante para utilização nas aulas de Matemática. Como o grupo selecionado para pesquisa teve uma pequena quantidade de alunos participantes, logo, para resultados mais sólidos e eficazes é preciso levar tal pesquisa para outras turmas do ensino fundamental I e verificar a aceitabilidade por um número maior de alunos. Assim, o trabalho aqui exposto torna-se um ponto de partida para outros relacionados ao tema."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-15 - ENSINO DE CIÊNCIA, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E INCLUSÃO"
    "palavra_chave" => "ENSINO FUNDAMENTAL I, DOMINÓ DE ADIÇÃO, ENSINO E APRENDIZAGEM, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV110_MD1_SA17_ID2279_10082018125124.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:29"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:01:38"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DANIEL FREIRE DE MACÊDO"
    "autor_nome_curto" => "DANIEL MACÊDO"
    "autor_email" => "daniel-macedo2014@hotmail"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais III CINTEDI"
    "edicao_evento" => "III Congresso Internacional de Educação Inclusiva e III Jornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2018"
    "edicao_logo" => "5e49fb7fd07bb_16022020233335.png"
    "edicao_capa" => "5f183d3fcde25_22072020102103.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 45118
    "edicao_id" => 97
    "trabalho_id" => 785
    "inscrito_id" => 2279
    "titulo" => "UTILIZAÇÃO DE UM JOGO MATEMÁTICO (DOMINO DE ADIÇÃO) COMO ALTERNATIVA PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM NAS AULAS DE MATEMÁTICA AOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL I"
    "resumo" => "A educação matemática vem passando por várias modificações, reflexões e críticas ao longo dos anos. Os professores e alunos vêm se adaptando à os novos meios de ensino e aprendizagem da matemática, no qual, o uso de jogos é tido como um caminho facilitador para o educador transmitir os conhecimentos em sala de aula e torná-las mais atrativas e dinâmicas. Existem inúmeros jogos pedagógicos, dentre eles encontram-se vários jogos matemáticos, no qual desperta o interesse da criança para aprender e ainda traz um nível muito bom de conhecimento, podendo ser fundamental para uma educação de qualidade e com um ótimo desenvolvimento emocional e cognitivo das crianças. O presente trabalho teve como objetivo analisar o ensino e aprendizagem diante da utilização de um jogo matemático como recurso didático-pedagógico na educação do ensino fundamental I. No entanto, fica notório o quanto é importante a utilização de recursos alternativos para uma melhor compreensão dos conteúdos de Matemática pelos alunos do ensino fundamental I. Logo, podemos concluir que o jogo “dominó de adição” teve uma grande aceitação pelos alunos e que o mesmo fora tido como importante para utilização nas aulas de Matemática. Como o grupo selecionado para pesquisa teve uma pequena quantidade de alunos participantes, logo, para resultados mais sólidos e eficazes é preciso levar tal pesquisa para outras turmas do ensino fundamental I e verificar a aceitabilidade por um número maior de alunos. Assim, o trabalho aqui exposto torna-se um ponto de partida para outros relacionados ao tema."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-15 - ENSINO DE CIÊNCIA, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E INCLUSÃO"
    "palavra_chave" => "ENSINO FUNDAMENTAL I, DOMINÓ DE ADIÇÃO, ENSINO E APRENDIZAGEM, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV110_MD1_SA17_ID2279_10082018125124.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:29"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:01:38"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DANIEL FREIRE DE MACÊDO"
    "autor_nome_curto" => "DANIEL MACÊDO"
    "autor_email" => "daniel-macedo2014@hotmail"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais III CINTEDI"
    "edicao_evento" => "III Congresso Internacional de Educação Inclusiva e III Jornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2018"
    "edicao_logo" => "5e49fb7fd07bb_16022020233335.png"
    "edicao_capa" => "5f183d3fcde25_22072020102103.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 29 de agosto de 2018

Resumo

A educação matemática vem passando por várias modificações, reflexões e críticas ao longo dos anos. Os professores e alunos vêm se adaptando à os novos meios de ensino e aprendizagem da matemática, no qual, o uso de jogos é tido como um caminho facilitador para o educador transmitir os conhecimentos em sala de aula e torná-las mais atrativas e dinâmicas. Existem inúmeros jogos pedagógicos, dentre eles encontram-se vários jogos matemáticos, no qual desperta o interesse da criança para aprender e ainda traz um nível muito bom de conhecimento, podendo ser fundamental para uma educação de qualidade e com um ótimo desenvolvimento emocional e cognitivo das crianças. O presente trabalho teve como objetivo analisar o ensino e aprendizagem diante da utilização de um jogo matemático como recurso didático-pedagógico na educação do ensino fundamental I. No entanto, fica notório o quanto é importante a utilização de recursos alternativos para uma melhor compreensão dos conteúdos de Matemática pelos alunos do ensino fundamental I. Logo, podemos concluir que o jogo “dominó de adição” teve uma grande aceitação pelos alunos e que o mesmo fora tido como importante para utilização nas aulas de Matemática. Como o grupo selecionado para pesquisa teve uma pequena quantidade de alunos participantes, logo, para resultados mais sólidos e eficazes é preciso levar tal pesquisa para outras turmas do ensino fundamental I e verificar a aceitabilidade por um número maior de alunos. Assim, o trabalho aqui exposto torna-se um ponto de partida para outros relacionados ao tema.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.