A educação matemática vem passando por várias modificações, reflexões e críticas ao longo dos anos. Os professores e alunos vêm se adaptando à os novos meios de ensino e aprendizagem da matemática, no qual, o uso de jogos é tido como um caminho facilitador para o educador transmitir os conhecimentos em sala de aula e torná-las mais atrativas e dinâmicas. Existem inúmeros jogos pedagógicos, dentre eles encontram-se vários jogos matemáticos, no qual desperta o interesse da criança para aprender e ainda traz um nível muito bom de conhecimento, podendo ser fundamental para uma educação de qualidade e com um ótimo desenvolvimento emocional e cognitivo das crianças. O presente trabalho teve como objetivo analisar o ensino e aprendizagem diante da utilização de um jogo matemático como recurso didático-pedagógico na educação do ensino fundamental I. No entanto, fica notório o quanto é importante a utilização de recursos alternativos para uma melhor compreensão dos conteúdos de Matemática pelos alunos do ensino fundamental I. Logo, podemos concluir que o jogo “dominó de adição” teve uma grande aceitação pelos alunos e que o mesmo fora tido como importante para utilização nas aulas de Matemática. Como o grupo selecionado para pesquisa teve uma pequena quantidade de alunos participantes, logo, para resultados mais sólidos e eficazes é preciso levar tal pesquisa para outras turmas do ensino fundamental I e verificar a aceitabilidade por um número maior de alunos. Assim, o trabalho aqui exposto torna-se um ponto de partida para outros relacionados ao tema.