A IMPORTÂNCIA DO CUIDADOR NO PROCESSO DE INCLUSÃO DA CRIANÇA AUTISTA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
RESUMO
Com as reformas sucedidas na educação especial, percebe-se uma perspectiva atualmente voltada para educação inclusiva, porém, ainda esperamos um avanço considerável em relação ao reconhecimento do profissional Cuidador Escolar. Há uma grande necessidade de efetuação de políticas públicas, que valorizem esse profissional, que tanto tem colaborado como um mediador no processo ensino-aprendizagem para alunos com necessidades educativas especiais. O objetivo desta pesquisa é destacar a importância do profissional mediador escolar dentro do processo da Educação inclusiva de criança autista. As crianças portadoras do autismo ao entrar na educação infantil sentem maior necessidade de adaptação, e o professor, acaba não tendo tanto tempo para atender a essas crianças, por isso o cuidador escolar é fundamental, para que a criança especial seja incluída. Este trabalho científico caracterizou-se como sendo uma pesquisa, realizada através da observação e da coleta de informações sobre a atuação desse profissional no dia a dia escolar da criança autista. Para a construção deste estudo, temos como metodologia uma pesquisa com diário de campo, leituras teóricas com auxilio nos estudos dos autores como Coelho (2006), Marques (2002), Peeters (1998) dentre outros. Os resultados mostraram que o cuidador escolar exercer um papel fundamental na melhoria da qualidade da educação inclusiva. Mas ainda existem diversos aspectos que dificultam o trabalho desse profissional tão importante para qualidade do ensino público regular.
Palavras-chaves: Cuidador Escolar, autismo, inclusão.