Resumo: Este artigo discute resultados do Projeto de Extensão “Práticas de letramentos de pessoas idosas no cotidiano: traçando letras, esculpindo textos” ao realizar atividades educativas com pessoas idosas, fundamentadas nas concepções da educação inacabada (FREIRE, 1996) e aprendizagem ao longo da vida (LONGWORTH, 2003, CACHIONI, 2002), frente às demandas dos multiletramentos nas práticas sociais cotidianas (BARON, 2004; ROJO, 2009). Como norte procedimental das atividades tem-se a metodologia freireana que propõe a sondagem, tematização e problematização subscrita à “palavramundo” ao contextualizar histórias de vida e significar experiências populares na comunidade. Por meio deste projeto tem-se uma contínua interlocução Universidade-Comunidade-Idoso(as), através da qual estudantes da formação inicial ampliam o conceito de educação não restrita a sala de aula, mas extensiva a comunidade, atentando-se para os saberes e fazeres populares reinventados no enfoque da educação ao longo da vida. As atividades proporcionam as mulheres idosas, freqüentadoras do clube de mães, oportunidades de acessarem diferentes aprendizagens por elas desejadas durante a vida, aplicando-as nos fazeres cotidianos, a exemplo das leituras exercidas neste espaço de aprendizagem e praticadas na vida cotidiana. Os resultados evidenciam que as mulheres idosas ampliaram as práticas da leitura convencional (textos impressos) e digital (textos digitalizados) por meio de saberes e fazeres compartilhados em palestras e oficinas com os participantes do projeto, sendo possível seu uso em lugares públicos na vida cotidiana.