Este trabalho se propõe a discutir sobre a identidade da criança negra na educação escolar quilombola a partir do uso da literatura afro-brasileira em sala de aula dos anos iniciais do ensino fundamental da Escola Firmo Santino em Caiana dos Crioulos, no município de Alagoa Grande – PB. Esse estudo se propõe a verificar como a criança negra no contexto dos anos iniciais, a partir da utilização da Literatura Afro-Brasileira constrói a sua identidade. Como objetivo geral, pretendemos investigar na conjuntura da educação escolar quilombola como a criança negra constrói sua representação identitária através dos textos literários afro-brasileiros.Como referencial teórico trabalharemos, inicialmente, a partir do estudo e reflexão das leis:Lei de Diretrizes e Bases Nacionais Nº 9394 de 20 de Dezembro de 1996 em seu Art. 26-A e a Lei nº 10.639 de 2003, no que diz respeito a Cultura afro-brasileira e/ou Cultura Africana. Nesse contexto, posteriormente, trazemos à tona o conceito de identidade em HALL(2004), de educação étnico-racial e quilombola sob os olhares de SILVA(2007) e GOMES(2008), nas discussões de representação por meio de CHARTIER(2002), estudos sobre infância perante a percepção de MARCHI & SARMENTO e literatura negra em BERND(1988).Logo, trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo pesquisa-ação em interface com a pesquisa bibliográfica e documental, cujos colaboradores são alunos do 5º ano dos anos iniciais do ensino fundamental no lócus da Escola Firmo Santino da Silva em Caiana dos Crioulos, localizada no município de Alagoa Grande–PB,tendo ainda como instrumentos os textos de literatura afro-brasileira, bem como, textos literários.