Resumo: Ao longo dos anos, os objetivos de estudo da disciplina de Educação Física vêm se modificando bastante, isso ocorre, em partes, devido o surgimento de novas abordagens de ensino e novos meios de pensar a disciplina. No início da implantação da disciplina na escola, as práticas predominantes eram com relação à competividade, principalmente com o esporte futebol, e as turmas separadas entre homem e mulher, mais e menos habilidosos. Essa prática perdurou por muito tempo, e ainda existe resistência até hoje em dia, porém, podemos observar que vários professores de Educação Física vêm tentando mudar essa concepção, aplicando aulas mais discursivas, cooperativas e com a partição de todos, sem exceção. O objetivo desse trabalho é conscientizar os leitores sobre a influência que a disciplina de Educação Física possui no desenvolvimento motor, cognitivo, e afetivo de crianças e adolescentes e também expor a atual situação da disciplina nas escolas, através de entrevistas com professores licenciados. Como metodologia, utilizamos a pesquisa de campo, onde abrange a pesquisa bibliográfica e o levantamento de dados a partir de um questionário, esse questionário foi realizado no município de Taperoá – Paraíba, e foi feita com dois professores de educação física da rede pública de ensino. O nosso estudo revelou que a Educação Física vem mudando com o tempo, e com a atuação de ótimos professores. No entanto, para se firmar no campo educacional como uma disciplina de respeito como matemática, português ou geografia, é preciso muito mais estudo e dedicação.