O presente estudo tem como tema a inclusão da criança com deficiência. O mesmo foi realizado através de uma pesquisa bibliográfica, objetivando apresentar a relevância da inclusão educacional e as ferramentas diversificadas de ensino para que a criança tenha uma adaptação adequada, tanto no meio educacional, como no social, compreendendo que apesar das dificuldades surgidas, todos têm a capacidade de aprender e desenvolver-se. O estudo em destaque apresentar caráter qualitativo. Com intuito de evidenciar os contextos de inclusão educacional e a importância que a inclusão se faz mediante à sociedade contemporânea, busca-se assim, conceber as necessidades, em que é possível identificar as dificuldades que podem formar a percepção sobre determinado fato, o que é primordial e compreensível para a inclusão na sociedade e, principalmente, no âmbito educacional. Visando que a necessidade especial diante do contexto em que a criança estar inserido é necessária a busca de novas formas de ensinamentos que são trabalhadas para oportunizar a cada criança e que se desenvolva de acordo com o tempo de cada um, mediante ao ambiente que estar incluída e as influências que o meio, tanto interno como externo possa promover suas competências e habilidades. Portanto, o tema vem a compreender de um modo geral os desafios em que a criança passa para ser incluída no sistema educacional, entretanto a educação inclusiva se faz necessário para se obter uma educação de qualidade, onde todos passem a ser valorizado independentemente de sua deficiência, mas pelo o que cada um representa para o mundo hoje.