Artigo Anais IV FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

BRINCANDO TAMBÉM SE APRENDE! CONTRIBUIÇÕES DAS MÚLTIPLAS FORMAS DE BRINCAR PARA O DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM ORAL E PARA A INTERAÇÃO SOCIAL DAS CRIANÇAS.

Palavra-chaves: Educação Infantil., Estágio Docente., Desenvolvimento Oral E Social. Comunicação Oral 13 - “DEIXA EU BRINCAR COMO EU SEI !” AS CONTRIBUIÇÕES DO LÚDICO NO DESENVOLVIMENTO DAS MÚLTIPLAS LINGUAGENS E O PROCESSO DE INCLUSÃO
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Publicado em 27 de junho de 2012

Resumo

O trabalho que segue é resultado da experiência vivenciada no Estágio Supervisionado, realizado em uma Creche e Pré-Escola do Município de Campina Grande - PB, com uma turma de Maternal II. O Estágio Supervisionado caracteriza-se pelo primeiro contato que o aluno-professor tem com seu futuro campo de atuação, para observar e participar da prática pedagógica podendo, portanto, refletir sobre esta prática e melhor enxergar suas futuras ações pedagógicas. Sendo assim, uma importante e necessária experiência na formação do futuro educador, pois através dela o aluno terá seu primeiro contato com a realidade na qual atuará. Conforme orientações curriculares do curso de Pedagogia da UEPB, para essa experiência faz-se necessário à elaboração e execução de um Projeto de Atuação e Investigação Docente (PAID). Neste sentido, nosso projeto buscou a exploração do brincar, pela criança, com vistas no desenvolvimento da oralidade, favorecendo a interação social das crianças envolvidas. O PAID caracterizou-se por uma pesquisa do tipo Pesquisa-Ação, de cunho bibliográfica - tomando como base os estudos dos Referenciais Curriculares para a Educação Infantil, FARIA, FRANCO e MELO - e descritiva, tendo como instrumento de coleta, os próprios registros escritos em diários de campo – utilizados no período de estágio – que apresentam as experiências docentes durante a vivência do PAID, na condição de professora estagiária/pesquisadora, na instituição de educação infantil. Diante desta vivência, consideramos de fundamental importância a experiência adquirida durante o período de estágio, pois sem ela não teríamos a oportunidade de unir a teoria estudada com a realidade das práticas pedagógicas dessas instituições..

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