Artigo E-book SINAFRO

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ISBN: 978-85-61702-51-9

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A CONSTRUÇÃO DISCURSIVA DA FIGURA DO EX-PRESIDENTE LULA NA MÍDIA BRASILEIRA DE REFERÊNCIA

Resumo

A conjuntura política brasileira atual tem sido marcada pelo processo de julgamento, pelo Supremo Tribunal Federal (STF), de habeas corpus impetrado pela defesa do ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva no processo do caso do Guarujá. Esse acontecimento vem sendo discursivizado pela mídia brasileira com acentos valorativos os mais diversos. Considerando isso, objetivamos analisar, em enunciados veiculados por diferentes veículos on-line brasileiros, as estratégias discursivas que eles utilizam para desconstruir a trajetória política do petista e prejudicar suas pretensões de se candidatar novamente a presidência da república no ano de 2018. Teoricamente, este trabalho está amparado na Análise Dialógica Discursiva (ADD), depreendida das reflexões do denominado Círculo de Bakhtin, em interlocução com as contribuições de comentadores desse Círculo. O trabalho assume a perspectiva interpretativa de pesquisa e a abordagem qualitativa como direcionamentos metodológicos. Nosso corpus se constitui de notícias veiculadas nas páginas on-line dos seguintes veículos: Veja, Isto é, O Globo e o Estadão. Os enunciados selecionados para análise foram recortados, das páginas desses veículos, no período às vésperas e logo após a prisão do ex-presidente Lula. Os dados preliminares apontam que a mídia brasileira constrói uma imagem negativa do ex-presidente, haja vista as orientações ideológicas em confronto no jogo dos discursos políticos em nosso país.

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