Artigo Anais V FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO PEDAGÓGICO COMPARTILHADO: REFLEXÕES SOBRE O PAPEL DO PROFESSOR E OS DESAFIOS DA FORMAÇÃO PEDAGÓGICA

Palavra-chaves: DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR, FORMAÇÃO DOCENTE, POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DOCENTE Comunicação Oral(CO) GT 13 - FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
"2013-06-26 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 3588
    "edicao_id" => 12
    "trabalho_id" => 283
    "inscrito_id" => 955
    "titulo" => "A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO PEDAGÓGICO COMPARTILHADO: REFLEXÕES SOBRE O PAPEL DO PROFESSOR E OS DESAFIOS DA FORMAÇÃO PEDAGÓGICA"
    "resumo" => "O presente trabalho discute a construção do conhecimento pedagógico compartilhado e apresenta uma reflexão sobre o papel do professor universitário na contemporaneidade. Diante disso, questionamos: como está a formação desse docente? Sua formação pedagógica, seus conhecimentos e como compartilhá-los de forma significativa de modo que atinja a cada aluno em sua particularidade? Este trabalho põe em debate o conhecimento pedagógico compartilhado diante da contemporaneidade, fundamental para uma mútua troca de saberes entre docente e discente. As reflexões apresentadas são originárias de um estudo que teve o intuito de identificar possíveis mudanças no papel do professor diante da contemporaneidade, verificar na formação docente as atribuições geradoras de um conhecimento pedagógico compartilhado e refletir sobre a construção do conhecimento pedagógico compartilhado frente aos tempos contemporâneos.  Os resultados ainda parciais apontam que os conhecimentos pedagógicos compartilhados são em parte empregados de forma imprecisa, ora utilizados, ora não."
    "modalidade" => "Comunicação Oral(CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS"
    "palavra_chave" => "DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR, FORMAÇÃO DOCENTE, POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DOCENTE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Trabalho_Comunicacao_oral_idinscrito_955_5bc07cdd9947cd82d6a25aa9b1fba551.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:49"
    "updated_at" => "2020-06-22 12:41:28"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DOMINICK DO CARMO JESUS"
    "autor_nome_curto" => "DOMINICK"
    "autor_email" => "domini_nick@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UESB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais V FIPED"
    "edicao_evento" => "V Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2013
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2013"
    "edicao_logo" => "5e49af3f279a5_16022020180815.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186e4232e3f_22072020135010.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2013-06-26 00:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 3588
    "edicao_id" => 12
    "trabalho_id" => 283
    "inscrito_id" => 955
    "titulo" => "A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO PEDAGÓGICO COMPARTILHADO: REFLEXÕES SOBRE O PAPEL DO PROFESSOR E OS DESAFIOS DA FORMAÇÃO PEDAGÓGICA"
    "resumo" => "O presente trabalho discute a construção do conhecimento pedagógico compartilhado e apresenta uma reflexão sobre o papel do professor universitário na contemporaneidade. Diante disso, questionamos: como está a formação desse docente? Sua formação pedagógica, seus conhecimentos e como compartilhá-los de forma significativa de modo que atinja a cada aluno em sua particularidade? Este trabalho põe em debate o conhecimento pedagógico compartilhado diante da contemporaneidade, fundamental para uma mútua troca de saberes entre docente e discente. As reflexões apresentadas são originárias de um estudo que teve o intuito de identificar possíveis mudanças no papel do professor diante da contemporaneidade, verificar na formação docente as atribuições geradoras de um conhecimento pedagógico compartilhado e refletir sobre a construção do conhecimento pedagógico compartilhado frente aos tempos contemporâneos.  Os resultados ainda parciais apontam que os conhecimentos pedagógicos compartilhados são em parte empregados de forma imprecisa, ora utilizados, ora não."
    "modalidade" => "Comunicação Oral(CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS"
    "palavra_chave" => "DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR, FORMAÇÃO DOCENTE, POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DOCENTE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Trabalho_Comunicacao_oral_idinscrito_955_5bc07cdd9947cd82d6a25aa9b1fba551.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:49"
    "updated_at" => "2020-06-22 12:41:28"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DOMINICK DO CARMO JESUS"
    "autor_nome_curto" => "DOMINICK"
    "autor_email" => "domini_nick@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UESB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais V FIPED"
    "edicao_evento" => "V Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2013
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2013"
    "edicao_logo" => "5e49af3f279a5_16022020180815.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186e4232e3f_22072020135010.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2013-06-26 00:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 26 de junho de 2013

Resumo

O presente trabalho discute a construção do conhecimento pedagógico compartilhado e apresenta uma reflexão sobre o papel do professor universitário na contemporaneidade. Diante disso, questionamos: como está a formação desse docente? Sua formação pedagógica, seus conhecimentos e como compartilhá-los de forma significativa de modo que atinja a cada aluno em sua particularidade? Este trabalho põe em debate o conhecimento pedagógico compartilhado diante da contemporaneidade, fundamental para uma mútua troca de saberes entre docente e discente. As reflexões apresentadas são originárias de um estudo que teve o intuito de identificar possíveis mudanças no papel do professor diante da contemporaneidade, verificar na formação docente as atribuições geradoras de um conhecimento pedagógico compartilhado e refletir sobre a construção do conhecimento pedagógico compartilhado frente aos tempos contemporâneos. Os resultados ainda parciais apontam que os conhecimentos pedagógicos compartilhados são em parte empregados de forma imprecisa, ora utilizados, ora não.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.