No contexto atual do processo de ensino e aprendizagem em ciências observa-se grande dificuldade por parte dos discentes em assimilar de forma mais significativa conhecimentos de cunho mais abstrato, destacamos os conceitos e fatos relacionados a genética, sendo necessário ao professor um maior esforço e interesse no planejamento de atividades que suscite no aluno a curiosidade, o interesse e a habilidade para estabelecer relações entre os diversos conteúdos da genética.Com objetivo de facilitar a compreensão dos alunos de Ensino Médio na disciplina de biologia, foi desenvolvido e aplicado um jogo relacionado ao conteúdo de genética e os cruzamentos Mendelianos através do quadrado de Punet. A atividade foi desenvolvida em uma turma do 2º ano do Ensino Médio, na Escola Estadual José Fernandes Machado, no bairro de Ponta Negra-Natal/RN, por bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência- PIBID, do curso de Ciências Biológicas do Centro Universitário Facex-UNIFACEX. A partir da execução do jogo, percebemos que os alunos demonstraram um maior interesse pelo assunto abordado, participando de forma mais ativa da sequência de atividades propostas, podemos inferir que a atividade favoreceu o processo de ensino e aprendizagem, uma vez que permitiu uma maior interação dos conteúdos teóricos com a ação prática. Portanto, a experiência foi de grande proveito, pois nos possibilitou vivenciar uma experiência de situação de ensino e aprendizagem significativa, corroborando que é possível desenvolver atividades diferenciadas com a participação efetiva dos discentes, proporcionado aos mesmos uma autonomia na construção de seus conhecimentos.