A ESCOLA E OS LUGARES DA CULTURA AFROBRASILEIRA
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A discussão em torno da temática afro-brasileira se torna emergente na sociedade brasileira, sobretudo no contexto da educação, em que discutir sobre a cultura afrobrasileira torna-se uma necessidade primaz em face de sua invisibilidade, ainda persistente no contexto da educação básica. Partimos de uma pesquisa bibliográfica e documental cujas reflexões buscam vislumbrar qual o lugar da escola no contexto da cultura afro-brasileira, diante do cenário emergente no qual estamos inseridos atualmente. Nos ancoramos teoricamente nos estudos de Foster (2004), Romão (2002) e Silva Júnior (2005), procurando entender de que maneira a lei 10.639/2003, 14 anos após sua implementação pode ser vislumbrada na escola destacando o significado desta política pública, na discussão da temática no cotidiano escolar. Buscamos ao longo do texto discutir as contribuições e as perspectivas que se tem ainda com relação à lei em voga. O estudo busca acentuar um debate tendo como pano de fundo os saberes docentes a partir das tessituras da lei 10.639/03, discutidos em artigos e documentos de referência. Mediante tal aspecto, trazer para o contexto da escola a discussão em torno da cultura e identidade afro-brasileiras possibilita notabilizar suas expressões culturais, suas práticas cotidianas e o acervo de produções e artefatos, modos de ver e entender o mundo na qual estão inseridas, suas religiosidades, mas também, notificar suas resistências e as marcas desta resistência em diferentes temporalidades e espacialidades históricas, socialmente constituídas. ◀Este artigo discute sobre a cultura afrobrasileira na escola na perspectiva de uma educação para a diversidade na perspectiva da inclusão social. 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