Este trabalho tem como objetivo pesquisar que conhecimentos matemáticos são utilizados pelos garimpeiros no processo de extração e comercialização mineral em um garimpo localizado na zona rural do município de Parelhas/RN e como estes podem contribuir para uma proposta didático-pedagógica para o ensino de Matemática na Educação Básica. Nossa intenção na presente pesquisa será desmistificar a ideia prévia que os alunos têm sobre a Matemática, de que a aprendizagem se dá através de um acúmulo de fórmulas e algoritmos. Para isso, estamos nos fundamentando nos pressupostos teóricos da Etnomatemática, na concepção de Ubiratan D’Ambrosio, além da pesquisa qualitativa em uma abordagem etnográfica e suas técnicas, tais como, o diário de campo, a entrevista semiestruturada, a observação participante e gravações em áudio, como também, fotografias. A partir das análises dos dados coletados, será elaborado um caderno com atividades contextualizadas, propondo uma alternativa para um Ensino de Matemática mais agradável, atraente, onde o aluno possa participar ativamente durante o ensino-aprendizagem através da resolução de situações-problema com conteúdos inerentes ao contexto sociocultural, compreendendo como funcionam as atividades no garimpo através das práticas laborais dos garimpeiros no processo de extração e comercialização dos minerais. O público alvo para aplicação do Caderno de Atividades (Produto Educacional) serão os alunos de Educação Básica da Escola Estadual Monsenhor Amâncio Ramalho, localizada na cidade de Parelhas/RN.