O ENSINO-APRENDIZAGEM DE TRIGONOMETRIA NO CURSO TÉCNICO INTEGRADO EM ELETROTÉCNICA DO IFPB: CONTRIBUIÇÕES DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
"2016-11-23 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 26477 "edicao_id" => 55 "trabalho_id" => 5 "inscrito_id" => 109 "titulo" => "O ENSINO-APRENDIZAGEM DE TRIGONOMETRIA NO CURSO TÉCNICO INTEGRADO EM ELETROTÉCNICA DO IFPB: CONTRIBUIÇÕES DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA" "resumo" => """ Resumo\r\n \r\n Como professor de Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - IFPB, constatamos a existência de deficiências no ensino/aprendizagem em trigonometria. O ensino de trigonometria tem como principal objetivo fornecer ferramentas para a compreensão de fenômenos que apresentam padrões periódicos e se espera que o aluno desenvolva neste nível, a capacidade de resolver problemas a eles associados.Temos observado que este objetivo não é trabalhado em sala de aula, pois a maioria das atividades propostas visava à aprendizagem do uso de regras e de fórmulas para responder exercícios padrões. Daí surgiu a necessidade de montarmos um módulo de ensino não somente para o aluno aprender com maior profundidade os conhecimentos prévios a serem utilizados posteriormente no esboço dos gráficos das funções circulares, como também fornecer certos hábitos e desenvolver determinadas habilidades reconhecidas como indispensáveis pelas diretrizes curriculares do Ensino Médio, como também, na direção de responder às demandas educativas contemporâneas referentes às habilidades e competências, tendo como base o domínio de conceitos e procedimentos, mudanças estas que requerem um maior aprofundamento da nossa compreensão do processo de ensino/aprendizagem deste conteúdo, analisando aspectos das políticas propostas para a educação como um todo até a realidade do dia a dia da sala de aula de matemática. E, nesta direção, acreditamos que esta metodologia de ensino seguindo princípios da teoria de Ausubel, fornecerá condições de considerar os interesses dos alunos e de desenvolver suas potencialidades tendo como de partida os seus conhecimentos prévios.\r\n \r\n Palavras-chaves:1-Ensino de Trigonometria; 2-Aprendizagem significativa; 3-Ensino Médio. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET-04: Recursos Didáticos e Educação Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental, no Ensino Médio e no Ensino Superior" "palavra_chave" => "ENSINO DE TRIGONOMETRIA, APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, ENSINO MÉDIO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV065_MD1_SA4_ID109_16092016105418.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:12" "updated_at" => "2020-06-10 12:39:05" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANTONIO GUTEMBERG RESENDE LINS" "autor_nome_curto" => "ANTONIO LINS" "autor_email" => "linsgutemberg@yahoo.com.b" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO,CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA-IFPB-CAMPUS JOÃO PESSOA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-epbem" "edicao_nome" => "Anais IX EPBEM" "edicao_evento" => "IX Encontro Paraibano de Educação Matemática" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/epbem/2016" "edicao_logo" => "5e49bfde5b4e1_16022020191910.png" "edicao_capa" => "5f186bb39bf0d_22072020133915.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-23 23:00:00" "publicacao_id" => 4 "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática" "publicacao_codigo" => "2317-0042" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 26477 "edicao_id" => 55 "trabalho_id" => 5 "inscrito_id" => 109 "titulo" => "O ENSINO-APRENDIZAGEM DE TRIGONOMETRIA NO CURSO TÉCNICO INTEGRADO EM ELETROTÉCNICA DO IFPB: CONTRIBUIÇÕES DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA" "resumo" => """ Resumo\r\n \r\n Como professor de Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - IFPB, constatamos a existência de deficiências no ensino/aprendizagem em trigonometria. O ensino de trigonometria tem como principal objetivo fornecer ferramentas para a compreensão de fenômenos que apresentam padrões periódicos e se espera que o aluno desenvolva neste nível, a capacidade de resolver problemas a eles associados.Temos observado que este objetivo não é trabalhado em sala de aula, pois a maioria das atividades propostas visava à aprendizagem do uso de regras e de fórmulas para responder exercícios padrões. Daí surgiu a necessidade de montarmos um módulo de ensino não somente para o aluno aprender com maior profundidade os conhecimentos prévios a serem utilizados posteriormente no esboço dos gráficos das funções circulares, como também fornecer certos hábitos e desenvolver determinadas habilidades reconhecidas como indispensáveis pelas diretrizes curriculares do Ensino Médio, como também, na direção de responder às demandas educativas contemporâneas referentes às habilidades e competências, tendo como base o domínio de conceitos e procedimentos, mudanças estas que requerem um maior aprofundamento da nossa compreensão do processo de ensino/aprendizagem deste conteúdo, analisando aspectos das políticas propostas para a educação como um todo até a realidade do dia a dia da sala de aula de matemática. E, nesta direção, acreditamos que esta metodologia de ensino seguindo princípios da teoria de Ausubel, fornecerá condições de considerar os interesses dos alunos e de desenvolver suas potencialidades tendo como de partida os seus conhecimentos prévios.\r\n \r\n Palavras-chaves:1-Ensino de Trigonometria; 2-Aprendizagem significativa; 3-Ensino Médio. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET-04: Recursos Didáticos e Educação Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental, no Ensino Médio e no Ensino Superior" "palavra_chave" => "ENSINO DE TRIGONOMETRIA, APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, ENSINO MÉDIO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV065_MD1_SA4_ID109_16092016105418.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:12" "updated_at" => "2020-06-10 12:39:05" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANTONIO GUTEMBERG RESENDE LINS" "autor_nome_curto" => "ANTONIO LINS" "autor_email" => "linsgutemberg@yahoo.com.b" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO,CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA-IFPB-CAMPUS JOÃO PESSOA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-epbem" "edicao_nome" => "Anais IX EPBEM" "edicao_evento" => "IX Encontro Paraibano de Educação Matemática" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/epbem/2016" "edicao_logo" => "5e49bfde5b4e1_16022020191910.png" "edicao_capa" => "5f186bb39bf0d_22072020133915.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-23 23:00:00" "publicacao_id" => 4 "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática" "publicacao_codigo" => "2317-0042" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }