Artigo Anais IX EPBEM

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0042

LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA E O PIBID: UMA REFLEXÃO SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES PARA FORMAÇÃO DOCENTE

Palavra-chaves: PIBID, LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA Relato de Experiência (RE) ET-14: Formação de Professores de Matemática dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio
"2016-11-23 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 26450
    "edicao_id" => 55
    "trabalho_id" => 144
    "inscrito_id" => 95
    "titulo" => "LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA E O PIBID: UMA  REFLEXÃO SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES PARA FORMAÇÃO  DOCENTE"
    "resumo" => "No presente relato trazemos uma reflexão sobre as relações entre as vivências do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID – CAPES – UEPB no espaço do Laboratório de Ensino de Matemática. Como bolsistas do PIBID vinculado à Licenciatura em Matemática do Campus VI da UEPB, constantemente somos convidados a transitar entre os espaços formais da sala de aula da Educação Básica e também do Laboratório de Ensino de Matemática (LEM) na universidade. Desta forma, percebemos que os dois espaços têm como semelhança o aprimoramento do ensino de matemática e da formação docente. Amparados nas ideias de Lorenzato (2009), Turrioni (2004) e Shulman (1986) apresentamos um relato que tenta explorar a interseção dos movimentos que acontecem no âmbito das atividades de ensino, pesquisa e extensão do Laboratório de Ensino de Matemática e também do PIBID. Para composição do relato nos apoiamos na noção de professor pesquisador conforme Garrido e Brzezinski (2008), onde a nossa prática passou a ser objeto de problematização. Nesse sentido apresentamos as experiências que tivemos em três momentos distintos de nossa formação: como alunos da disciplina de Práticas de Laboratório de Ensino de Matemática, durante a monitoria dessa mesma disciplina e também como bolsistas do PIBID.  Os resultados desta reflexão dão indícios de que os espaços do LEM e do PIBID são complementares, de forma que a interação nesses espaços provoca um fortalecimento mútuo destes espaços. Enquanto o PIBID tem o foco na formação docente o LEM é considerado como privilegiado para pensar o ensino de Matemática, desta a forma a nossa experiência mostra que a intersecção das ações entre LEM e PIBID são possíveis e potencializam o processo de formação docente."
    "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)"
    "area_tematica" => "ET-14: Formação de Professores de Matemática dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio"
    "palavra_chave" => "PIBID, LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV065_MD3_SA14_ID95_30102016135355.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:12"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:39:05"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SAMARA MARIA SOUZA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "SAMARA SOUZA"
    "autor_email" => "samarasouzaif@gmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-epbem"
    "edicao_nome" => "Anais IX EPBEM"
    "edicao_evento" => "IX Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/epbem/2016"
    "edicao_logo" => "5e49bfde5b4e1_16022020191910.png"
    "edicao_capa" => "5f186bb39bf0d_22072020133915.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-23 23:00:00"
    "publicacao_id" => 4
    "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "publicacao_codigo" => "2317-0042"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 26450
    "edicao_id" => 55
    "trabalho_id" => 144
    "inscrito_id" => 95
    "titulo" => "LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA E O PIBID: UMA  REFLEXÃO SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES PARA FORMAÇÃO  DOCENTE"
    "resumo" => "No presente relato trazemos uma reflexão sobre as relações entre as vivências do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID – CAPES – UEPB no espaço do Laboratório de Ensino de Matemática. Como bolsistas do PIBID vinculado à Licenciatura em Matemática do Campus VI da UEPB, constantemente somos convidados a transitar entre os espaços formais da sala de aula da Educação Básica e também do Laboratório de Ensino de Matemática (LEM) na universidade. Desta forma, percebemos que os dois espaços têm como semelhança o aprimoramento do ensino de matemática e da formação docente. Amparados nas ideias de Lorenzato (2009), Turrioni (2004) e Shulman (1986) apresentamos um relato que tenta explorar a interseção dos movimentos que acontecem no âmbito das atividades de ensino, pesquisa e extensão do Laboratório de Ensino de Matemática e também do PIBID. Para composição do relato nos apoiamos na noção de professor pesquisador conforme Garrido e Brzezinski (2008), onde a nossa prática passou a ser objeto de problematização. Nesse sentido apresentamos as experiências que tivemos em três momentos distintos de nossa formação: como alunos da disciplina de Práticas de Laboratório de Ensino de Matemática, durante a monitoria dessa mesma disciplina e também como bolsistas do PIBID.  Os resultados desta reflexão dão indícios de que os espaços do LEM e do PIBID são complementares, de forma que a interação nesses espaços provoca um fortalecimento mútuo destes espaços. Enquanto o PIBID tem o foco na formação docente o LEM é considerado como privilegiado para pensar o ensino de Matemática, desta a forma a nossa experiência mostra que a intersecção das ações entre LEM e PIBID são possíveis e potencializam o processo de formação docente."
    "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)"
    "area_tematica" => "ET-14: Formação de Professores de Matemática dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio"
    "palavra_chave" => "PIBID, LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV065_MD3_SA14_ID95_30102016135355.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:12"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:39:05"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SAMARA MARIA SOUZA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "SAMARA SOUZA"
    "autor_email" => "samarasouzaif@gmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-epbem"
    "edicao_nome" => "Anais IX EPBEM"
    "edicao_evento" => "IX Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/epbem/2016"
    "edicao_logo" => "5e49bfde5b4e1_16022020191910.png"
    "edicao_capa" => "5f186bb39bf0d_22072020133915.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-23 23:00:00"
    "publicacao_id" => 4
    "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "publicacao_codigo" => "2317-0042"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 23 de novembro de 2016

Resumo

No presente relato trazemos uma reflexão sobre as relações entre as vivências do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID – CAPES – UEPB no espaço do Laboratório de Ensino de Matemática. Como bolsistas do PIBID vinculado à Licenciatura em Matemática do Campus VI da UEPB, constantemente somos convidados a transitar entre os espaços formais da sala de aula da Educação Básica e também do Laboratório de Ensino de Matemática (LEM) na universidade. Desta forma, percebemos que os dois espaços têm como semelhança o aprimoramento do ensino de matemática e da formação docente. Amparados nas ideias de Lorenzato (2009), Turrioni (2004) e Shulman (1986) apresentamos um relato que tenta explorar a interseção dos movimentos que acontecem no âmbito das atividades de ensino, pesquisa e extensão do Laboratório de Ensino de Matemática e também do PIBID. Para composição do relato nos apoiamos na noção de professor pesquisador conforme Garrido e Brzezinski (2008), onde a nossa prática passou a ser objeto de problematização. Nesse sentido apresentamos as experiências que tivemos em três momentos distintos de nossa formação: como alunos da disciplina de Práticas de Laboratório de Ensino de Matemática, durante a monitoria dessa mesma disciplina e também como bolsistas do PIBID. Os resultados desta reflexão dão indícios de que os espaços do LEM e do PIBID são complementares, de forma que a interação nesses espaços provoca um fortalecimento mútuo destes espaços. Enquanto o PIBID tem o foco na formação docente o LEM é considerado como privilegiado para pensar o ensino de Matemática, desta a forma a nossa experiência mostra que a intersecção das ações entre LEM e PIBID são possíveis e potencializam o processo de formação docente.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.