A HISTÓRIA DA MODELAGEM MATEMÁTICA: UMA PERSPECTIVA DE DIDáTICA NO ENSINO BáSICO
"2016-11-23 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 26383 "edicao_id" => 55 "trabalho_id" => 170 "inscrito_id" => 815 "titulo" => "A HISTÓRIA DA MODELAGEM MATEMÁTICA: UMA PERSPECTIVA DE DIDáTICA NO ENSINO BáSICO" "resumo" => "Neste artigo apresentamos uma pesquisa sobre a História da Modelagem Matemática na Educação Básica, desde seu inicio até hoje. Percebemos uma grande importância para o ensino da matemática, constantemente cresce seu estudo, os adeptos, os trabalhos acadêmicos (monografias, teses, dissertações), artigos e os cursos que incluíram a modelagem como um componente curricular que abordam o tema. Na década de 60, um movimento educacional internacional abordou sobre a modelagem e suas aplicações na educação matemática, em que influenciou o Brasil com a colaboração de alguns professores, e de representantes brasileiros da comunidade internacional da matemática. A partir daí, só crescem adeptos, colaboradores e pesquisadores da Modelagem Matemática. A Matemática é uma ciência abstrata, seus conceitos e regras também. É muito importante aprender a matemática desde as primeiras relações da criança com o ensino formalizado, entretanto em seu processo de ensino os alunos têm muitas dificuldades, e a aprendizagem é influenciada por diversos fatores externos. E a utilização da Modelagem Matemática é um método, uma estratégia de ensino que resgata o conhecimento que cada indivíduo traz, construída pelas suas vivências, marcadas seu pertencimento sociocultural; e que a partir desta realidade diagnosticada, se aplicava o método da modelagem alinhado a realidade do individuo. A Modelagem Matemática tem por objetivo estimular a criatividade e o raciocínio matemático, dar uma maior compreensão da aplicação da matemática em outras áreas, e desenvolver habilidades na resolução dos problemas, a fim de que os estudantes se sintam motivados a aprender de forma contínua. Vários matemáticos internacionais e nacionais defenderam e incluíram as aplicações matemáticas no processo ensino-aprendizagem, dentre tantos matemáticos importantes, havia alguns brasileiros como: Rodney Carlos Bassanezi, Aristides C. Barreto, Ubiratan D’ Ambrosio que contribuíram de forma significativa com a criação de comunidades matemáticas, houveram diversos congressos, em que desenvolveram diversos materiais voltados à pesquisa de aplicações da matemática, trabalhos acadêmicos, artigos em revistas, etc. Portanto a Modelagem Matemática é uma estratégia de ensino, que visa melhorar a aprendizagem matemática, tão importante que já foi incluída na Educação Matemática." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET-16: História da Matemática e suas relações com a Educação Matemática" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, HISTÓRIA DA MODELAGEM MATEMÁTICA, MODELAGEM MATEMÁTICA." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV065_MD1_SA16_ID815_30102016193610.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:12" "updated_at" => "2020-06-10 12:39:04" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA DE FÁTIMA ANDRADE ARAGÃO" "autor_nome_curto" => " FÁTIMA ANDRADE" "autor_email" => "aragao3000@hotmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-epbem" "edicao_nome" => "Anais IX EPBEM" "edicao_evento" => "IX Encontro Paraibano de Educação Matemática" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/epbem/2016" "edicao_logo" => "5e49bfde5b4e1_16022020191910.png" "edicao_capa" => "5f186bb39bf0d_22072020133915.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-23 23:00:00" "publicacao_id" => 4 "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática" "publicacao_codigo" => "2317-0042" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 26383 "edicao_id" => 55 "trabalho_id" => 170 "inscrito_id" => 815 "titulo" => "A HISTÓRIA DA MODELAGEM MATEMÁTICA: UMA PERSPECTIVA DE DIDáTICA NO ENSINO BáSICO" "resumo" => "Neste artigo apresentamos uma pesquisa sobre a História da Modelagem Matemática na Educação Básica, desde seu inicio até hoje. Percebemos uma grande importância para o ensino da matemática, constantemente cresce seu estudo, os adeptos, os trabalhos acadêmicos (monografias, teses, dissertações), artigos e os cursos que incluíram a modelagem como um componente curricular que abordam o tema. Na década de 60, um movimento educacional internacional abordou sobre a modelagem e suas aplicações na educação matemática, em que influenciou o Brasil com a colaboração de alguns professores, e de representantes brasileiros da comunidade internacional da matemática. A partir daí, só crescem adeptos, colaboradores e pesquisadores da Modelagem Matemática. A Matemática é uma ciência abstrata, seus conceitos e regras também. É muito importante aprender a matemática desde as primeiras relações da criança com o ensino formalizado, entretanto em seu processo de ensino os alunos têm muitas dificuldades, e a aprendizagem é influenciada por diversos fatores externos. E a utilização da Modelagem Matemática é um método, uma estratégia de ensino que resgata o conhecimento que cada indivíduo traz, construída pelas suas vivências, marcadas seu pertencimento sociocultural; e que a partir desta realidade diagnosticada, se aplicava o método da modelagem alinhado a realidade do individuo. A Modelagem Matemática tem por objetivo estimular a criatividade e o raciocínio matemático, dar uma maior compreensão da aplicação da matemática em outras áreas, e desenvolver habilidades na resolução dos problemas, a fim de que os estudantes se sintam motivados a aprender de forma contínua. Vários matemáticos internacionais e nacionais defenderam e incluíram as aplicações matemáticas no processo ensino-aprendizagem, dentre tantos matemáticos importantes, havia alguns brasileiros como: Rodney Carlos Bassanezi, Aristides C. Barreto, Ubiratan D’ Ambrosio que contribuíram de forma significativa com a criação de comunidades matemáticas, houveram diversos congressos, em que desenvolveram diversos materiais voltados à pesquisa de aplicações da matemática, trabalhos acadêmicos, artigos em revistas, etc. Portanto a Modelagem Matemática é uma estratégia de ensino, que visa melhorar a aprendizagem matemática, tão importante que já foi incluída na Educação Matemática." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET-16: História da Matemática e suas relações com a Educação Matemática" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, HISTÓRIA DA MODELAGEM MATEMÁTICA, MODELAGEM MATEMÁTICA." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV065_MD1_SA16_ID815_30102016193610.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:12" "updated_at" => "2020-06-10 12:39:04" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA DE FÁTIMA ANDRADE ARAGÃO" "autor_nome_curto" => " FÁTIMA ANDRADE" "autor_email" => "aragao3000@hotmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-epbem" "edicao_nome" => "Anais IX EPBEM" "edicao_evento" => "IX Encontro Paraibano de Educação Matemática" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/epbem/2016" "edicao_logo" => "5e49bfde5b4e1_16022020191910.png" "edicao_capa" => "5f186bb39bf0d_22072020133915.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-23 23:00:00" "publicacao_id" => 4 "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática" "publicacao_codigo" => "2317-0042" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }