Artigo Anais IX EPBEM

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0042

A HISTÓRIA DA MODELAGEM MATEMÁTICA: UMA PERSPECTIVA DE DIDáTICA NO ENSINO BáSICO

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, HISTÓRIA DA MODELAGEM MATEMÁTICA, MODELAGEM MATEMÁTICA. Comunicação Oral (CO) ET-16: História da Matemática e suas relações com a Educação Matemática
"2016-11-23 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 26383
    "edicao_id" => 55
    "trabalho_id" => 170
    "inscrito_id" => 815
    "titulo" => "A HISTÓRIA DA MODELAGEM MATEMÁTICA: UMA PERSPECTIVA DE DIDáTICA NO ENSINO BáSICO"
    "resumo" => "Neste artigo apresentamos uma pesquisa sobre a História da Modelagem Matemática na Educação Básica, desde seu inicio até hoje. Percebemos uma grande importância para o ensino da matemática, constantemente cresce seu estudo, os adeptos, os trabalhos acadêmicos (monografias, teses, dissertações), artigos e os cursos que incluíram a modelagem como um componente curricular que abordam o tema. Na década de 60, um movimento educacional internacional abordou sobre a modelagem e suas aplicações na educação matemática, em que influenciou o Brasil com a colaboração de alguns professores, e de representantes brasileiros da comunidade internacional da matemática. A partir daí, só crescem adeptos, colaboradores e pesquisadores da Modelagem Matemática. A Matemática é uma ciência abstrata, seus conceitos e regras também. É muito importante aprender a matemática desde as primeiras relações da criança com o ensino formalizado, entretanto em seu processo de ensino os alunos têm muitas dificuldades, e a aprendizagem é influenciada por diversos fatores externos. E a utilização da Modelagem Matemática é um método, uma estratégia de ensino que resgata o conhecimento que cada indivíduo traz, construída pelas suas vivências, marcadas seu pertencimento sociocultural; e  que a partir desta realidade diagnosticada, se  aplicava o método  da modelagem  alinhado a realidade do individuo. A Modelagem Matemática tem por objetivo estimular a criatividade e o raciocínio matemático, dar uma maior compreensão da aplicação da matemática em outras áreas, e desenvolver habilidades na resolução dos problemas, a fim de que os estudantes se sintam motivados a aprender de forma contínua. Vários matemáticos internacionais e nacionais defenderam e incluíram as aplicações matemáticas no processo ensino-aprendizagem, dentre tantos matemáticos importantes, havia alguns brasileiros como: Rodney Carlos Bassanezi, Aristides C. Barreto, Ubiratan D’ Ambrosio que contribuíram de forma significativa com a criação de comunidades matemáticas, houveram diversos congressos, em que desenvolveram diversos materiais voltados à pesquisa de aplicações da matemática, trabalhos acadêmicos, artigos em revistas, etc. Portanto a Modelagem Matemática é uma estratégia de ensino, que visa melhorar a aprendizagem matemática, tão importante que já foi incluída na Educação Matemática."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET-16: História da Matemática e suas relações com a Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, HISTÓRIA DA MODELAGEM MATEMÁTICA, MODELAGEM MATEMÁTICA."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV065_MD1_SA16_ID815_30102016193610.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:12"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:39:04"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA DE FÁTIMA ANDRADE ARAGÃO"
    "autor_nome_curto" => " FÁTIMA ANDRADE"
    "autor_email" => "aragao3000@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-epbem"
    "edicao_nome" => "Anais IX EPBEM"
    "edicao_evento" => "IX Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/epbem/2016"
    "edicao_logo" => "5e49bfde5b4e1_16022020191910.png"
    "edicao_capa" => "5f186bb39bf0d_22072020133915.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-23 23:00:00"
    "publicacao_id" => 4
    "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "publicacao_codigo" => "2317-0042"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 26383
    "edicao_id" => 55
    "trabalho_id" => 170
    "inscrito_id" => 815
    "titulo" => "A HISTÓRIA DA MODELAGEM MATEMÁTICA: UMA PERSPECTIVA DE DIDáTICA NO ENSINO BáSICO"
    "resumo" => "Neste artigo apresentamos uma pesquisa sobre a História da Modelagem Matemática na Educação Básica, desde seu inicio até hoje. Percebemos uma grande importância para o ensino da matemática, constantemente cresce seu estudo, os adeptos, os trabalhos acadêmicos (monografias, teses, dissertações), artigos e os cursos que incluíram a modelagem como um componente curricular que abordam o tema. Na década de 60, um movimento educacional internacional abordou sobre a modelagem e suas aplicações na educação matemática, em que influenciou o Brasil com a colaboração de alguns professores, e de representantes brasileiros da comunidade internacional da matemática. A partir daí, só crescem adeptos, colaboradores e pesquisadores da Modelagem Matemática. A Matemática é uma ciência abstrata, seus conceitos e regras também. É muito importante aprender a matemática desde as primeiras relações da criança com o ensino formalizado, entretanto em seu processo de ensino os alunos têm muitas dificuldades, e a aprendizagem é influenciada por diversos fatores externos. E a utilização da Modelagem Matemática é um método, uma estratégia de ensino que resgata o conhecimento que cada indivíduo traz, construída pelas suas vivências, marcadas seu pertencimento sociocultural; e  que a partir desta realidade diagnosticada, se  aplicava o método  da modelagem  alinhado a realidade do individuo. A Modelagem Matemática tem por objetivo estimular a criatividade e o raciocínio matemático, dar uma maior compreensão da aplicação da matemática em outras áreas, e desenvolver habilidades na resolução dos problemas, a fim de que os estudantes se sintam motivados a aprender de forma contínua. Vários matemáticos internacionais e nacionais defenderam e incluíram as aplicações matemáticas no processo ensino-aprendizagem, dentre tantos matemáticos importantes, havia alguns brasileiros como: Rodney Carlos Bassanezi, Aristides C. Barreto, Ubiratan D’ Ambrosio que contribuíram de forma significativa com a criação de comunidades matemáticas, houveram diversos congressos, em que desenvolveram diversos materiais voltados à pesquisa de aplicações da matemática, trabalhos acadêmicos, artigos em revistas, etc. Portanto a Modelagem Matemática é uma estratégia de ensino, que visa melhorar a aprendizagem matemática, tão importante que já foi incluída na Educação Matemática."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET-16: História da Matemática e suas relações com a Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, HISTÓRIA DA MODELAGEM MATEMÁTICA, MODELAGEM MATEMÁTICA."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV065_MD1_SA16_ID815_30102016193610.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:12"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:39:04"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA DE FÁTIMA ANDRADE ARAGÃO"
    "autor_nome_curto" => " FÁTIMA ANDRADE"
    "autor_email" => "aragao3000@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-epbem"
    "edicao_nome" => "Anais IX EPBEM"
    "edicao_evento" => "IX Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/epbem/2016"
    "edicao_logo" => "5e49bfde5b4e1_16022020191910.png"
    "edicao_capa" => "5f186bb39bf0d_22072020133915.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-23 23:00:00"
    "publicacao_id" => 4
    "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "publicacao_codigo" => "2317-0042"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 23 de novembro de 2016

Resumo

Neste artigo apresentamos uma pesquisa sobre a História da Modelagem Matemática na Educação Básica, desde seu inicio até hoje. Percebemos uma grande importância para o ensino da matemática, constantemente cresce seu estudo, os adeptos, os trabalhos acadêmicos (monografias, teses, dissertações), artigos e os cursos que incluíram a modelagem como um componente curricular que abordam o tema. Na década de 60, um movimento educacional internacional abordou sobre a modelagem e suas aplicações na educação matemática, em que influenciou o Brasil com a colaboração de alguns professores, e de representantes brasileiros da comunidade internacional da matemática. A partir daí, só crescem adeptos, colaboradores e pesquisadores da Modelagem Matemática. A Matemática é uma ciência abstrata, seus conceitos e regras também. É muito importante aprender a matemática desde as primeiras relações da criança com o ensino formalizado, entretanto em seu processo de ensino os alunos têm muitas dificuldades, e a aprendizagem é influenciada por diversos fatores externos. E a utilização da Modelagem Matemática é um método, uma estratégia de ensino que resgata o conhecimento que cada indivíduo traz, construída pelas suas vivências, marcadas seu pertencimento sociocultural; e que a partir desta realidade diagnosticada, se aplicava o método da modelagem alinhado a realidade do individuo. A Modelagem Matemática tem por objetivo estimular a criatividade e o raciocínio matemático, dar uma maior compreensão da aplicação da matemática em outras áreas, e desenvolver habilidades na resolução dos problemas, a fim de que os estudantes se sintam motivados a aprender de forma contínua. Vários matemáticos internacionais e nacionais defenderam e incluíram as aplicações matemáticas no processo ensino-aprendizagem, dentre tantos matemáticos importantes, havia alguns brasileiros como: Rodney Carlos Bassanezi, Aristides C. Barreto, Ubiratan D’ Ambrosio que contribuíram de forma significativa com a criação de comunidades matemáticas, houveram diversos congressos, em que desenvolveram diversos materiais voltados à pesquisa de aplicações da matemática, trabalhos acadêmicos, artigos em revistas, etc. Portanto a Modelagem Matemática é uma estratégia de ensino, que visa melhorar a aprendizagem matemática, tão importante que já foi incluída na Educação Matemática.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.