Neste artigo apresentamos uma pesquisa sobre a História da Modelagem Matemática na Educação Básica, desde seu inicio até hoje. Percebemos uma grande importância para o ensino da matemática, constantemente cresce seu estudo, os adeptos, os trabalhos acadêmicos (monografias, teses, dissertações), artigos e os cursos que incluíram a modelagem como um componente curricular que abordam o tema. Na década de 60, um movimento educacional internacional abordou sobre a modelagem e suas aplicações na educação matemática, em que influenciou o Brasil com a colaboração de alguns professores, e de representantes brasileiros da comunidade internacional da matemática. A partir daí, só crescem adeptos, colaboradores e pesquisadores da Modelagem Matemática. A Matemática é uma ciência abstrata, seus conceitos e regras também. É muito importante aprender a matemática desde as primeiras relações da criança com o ensino formalizado, entretanto em seu processo de ensino os alunos têm muitas dificuldades, e a aprendizagem é influenciada por diversos fatores externos. E a utilização da Modelagem Matemática é um método, uma estratégia de ensino que resgata o conhecimento que cada indivíduo traz, construída pelas suas vivências, marcadas seu pertencimento sociocultural; e que a partir desta realidade diagnosticada, se aplicava o método da modelagem alinhado a realidade do individuo. A Modelagem Matemática tem por objetivo estimular a criatividade e o raciocínio matemático, dar uma maior compreensão da aplicação da matemática em outras áreas, e desenvolver habilidades na resolução dos problemas, a fim de que os estudantes se sintam motivados a aprender de forma contínua. Vários matemáticos internacionais e nacionais defenderam e incluíram as aplicações matemáticas no processo ensino-aprendizagem, dentre tantos matemáticos importantes, havia alguns brasileiros como: Rodney Carlos Bassanezi, Aristides C. Barreto, Ubiratan D’ Ambrosio que contribuíram de forma significativa com a criação de comunidades matemáticas, houveram diversos congressos, em que desenvolveram diversos materiais voltados à pesquisa de aplicações da matemática, trabalhos acadêmicos, artigos em revistas, etc. Portanto a Modelagem Matemática é uma estratégia de ensino, que visa melhorar a aprendizagem matemática, tão importante que já foi incluída na Educação Matemática.