Artigo Anais IX EPBEM

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0042

DESCOBRINDO A DISCALCULIA

Palavra-chaves: DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, DISCALCULIA Comunicação Oral (CO) ET-05: Inclusão e Educação Matemática
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Publicado em 23 de novembro de 2016

Resumo

Este Trabalho tem como objetivo o estudo das dificuldades de aprendizagem relativas à disciplina de Matemática em sala de aula originadas do transtorno conhecido como Discalculia. A Discalculia é definida como uma capacidade para a realização de operações aritméticas com evidências abaixo das esperadas para a idade cronológica, grau de inteligência e o nível de escolaridade do indivíduo. Este transtorno interfere significativamente no rendimento escolar ou em atividades do dia a dia que exigem habilidades matemáticas. E por meio das dificuldades encontradas nas salas de aula do ensino fundamental II na disciplina de Matemática em uma turma de 9° ano, durante observações realizadas no período de estágio supervisionado I e II em sala de aula, fez-se o presente trabalho aprofundando estudos de cunho bibliográfico e aplicação de um teste de Discalculia para compreender e detectar possíveis casos de Discalculia, um tema ainda pouco abordado, que tem prejudicado bastante o desenvolvimento matemático dos alunos. Este tema será abordado, também, com o intuito de compreender e relacionar intervenções pedagógicas, para oferecer ajuda ressaltando as leis que defendem o direito de inclusão dos alunos com necessidades especiais. O presente estudo, por meio de um levantamento a respeito da detecção da Discalculia, apontou que a mesma é tida como uma das maiores responsáveis pelo insucesso em Matemática, causada por um distúrbio nas habilidades referentes à disciplina, que podem ser moderadas por meio da ajuda de profissionais especializados, por isso busca alertar os professores e familiares no sentido de amenizar o problema por meio da diversificação do exercício pedagógico.

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