UM ESTUDO SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES DA CALCULADORA NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA
"2016-11-23 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 26518 "edicao_id" => 55 "trabalho_id" => 159 "inscrito_id" => 68 "titulo" => "UM ESTUDO SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES DA CALCULADORA NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA" "resumo" => "O presente estudo tem como objetivo investigar as contribuições do uso da calculadora para o ensino aprendizagem da matemática em sala de aula do Ensino Médio. Para a realização da pesquisa, aplicamos um questionário com os professores de uma escola da rede estadual localizada na cidade de Campina Grande no Estado da Paraíba. A metodologia utilizada foi composta de duas partes: primeiramente, foram realizados alguns encontros com os professores, onde atuamos como observador participante, interagindo com os sujeitos pesquisados, vivenciando e participando de sua realidade. Ao mesmo tempo em que selecionamos e analisamos Livros Didáticos de Matemática do ensino médio, em específico as obras que abordem a Matemática Financeira na perspectiva de uso da calculadora, que é nosso objeto de estudo. Na segunda parte, aplicamos um questionário para conhecer indícios das concepções dos professores sobre a calculadora, quais recursos que os mesmos costumam utilizar em suas aulas de Matemática, a importância que dão a mesma, as vantagens e/ou desvantagens de uso, se a calculadora pode desenvolver habilidades nos alunos, como lidam com as propostas apresentadas nos Livros Didáticos, bem como as experiências dos docentes utilizando a calculadora em sala de aula e o quanto suas formações os haviam preparado para este uso. Os resultados indicaram que ainda há um número reduzido de atividades envolvendo a calculadora nos Livros Didáticos. Observamos que houve um predomínio de questões que envolvessem a automatização na análise dos Livros Didáticos. Notamos também que a maioria dos professores reconheceu que a calculadora pode ser uma poderosa ferramenta no processo de ensino e aprendizagem e que a utilização de recursos didáticos tecnológicos, como a calculadora, pode mostrar novos meios para abordar a Matemática de forma mais dinâmica, apesar do seu não uso pelos professores, a não ser esporadicamente." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET-07: As Tecnologias no contexto da Educação Matemática" "palavra_chave" => "CALCULADORA, ENSINO DE MATEMÁTICA, ENSINO MÉDIO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV065_MD1_SA7_ID68_30102016174954.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:12" "updated_at" => "2020-06-10 12:39:05" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCIANO GOMES SOARES" "autor_nome_curto" => "LUCIANO SOARES" "autor_email" => "lgs.007@hotmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-epbem" "edicao_nome" => "Anais IX EPBEM" "edicao_evento" => "IX Encontro Paraibano de Educação Matemática" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/epbem/2016" "edicao_logo" => "5e49bfde5b4e1_16022020191910.png" "edicao_capa" => "5f186bb39bf0d_22072020133915.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-23 23:00:00" "publicacao_id" => 4 "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática" "publicacao_codigo" => "2317-0042" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 26518 "edicao_id" => 55 "trabalho_id" => 159 "inscrito_id" => 68 "titulo" => "UM ESTUDO SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES DA CALCULADORA NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA" "resumo" => "O presente estudo tem como objetivo investigar as contribuições do uso da calculadora para o ensino aprendizagem da matemática em sala de aula do Ensino Médio. Para a realização da pesquisa, aplicamos um questionário com os professores de uma escola da rede estadual localizada na cidade de Campina Grande no Estado da Paraíba. A metodologia utilizada foi composta de duas partes: primeiramente, foram realizados alguns encontros com os professores, onde atuamos como observador participante, interagindo com os sujeitos pesquisados, vivenciando e participando de sua realidade. Ao mesmo tempo em que selecionamos e analisamos Livros Didáticos de Matemática do ensino médio, em específico as obras que abordem a Matemática Financeira na perspectiva de uso da calculadora, que é nosso objeto de estudo. Na segunda parte, aplicamos um questionário para conhecer indícios das concepções dos professores sobre a calculadora, quais recursos que os mesmos costumam utilizar em suas aulas de Matemática, a importância que dão a mesma, as vantagens e/ou desvantagens de uso, se a calculadora pode desenvolver habilidades nos alunos, como lidam com as propostas apresentadas nos Livros Didáticos, bem como as experiências dos docentes utilizando a calculadora em sala de aula e o quanto suas formações os haviam preparado para este uso. Os resultados indicaram que ainda há um número reduzido de atividades envolvendo a calculadora nos Livros Didáticos. Observamos que houve um predomínio de questões que envolvessem a automatização na análise dos Livros Didáticos. Notamos também que a maioria dos professores reconheceu que a calculadora pode ser uma poderosa ferramenta no processo de ensino e aprendizagem e que a utilização de recursos didáticos tecnológicos, como a calculadora, pode mostrar novos meios para abordar a Matemática de forma mais dinâmica, apesar do seu não uso pelos professores, a não ser esporadicamente." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET-07: As Tecnologias no contexto da Educação Matemática" "palavra_chave" => "CALCULADORA, ENSINO DE MATEMÁTICA, ENSINO MÉDIO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV065_MD1_SA7_ID68_30102016174954.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:12" "updated_at" => "2020-06-10 12:39:05" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCIANO GOMES SOARES" "autor_nome_curto" => "LUCIANO SOARES" "autor_email" => "lgs.007@hotmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-epbem" "edicao_nome" => "Anais IX EPBEM" "edicao_evento" => "IX Encontro Paraibano de Educação Matemática" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/epbem/2016" "edicao_logo" => "5e49bfde5b4e1_16022020191910.png" "edicao_capa" => "5f186bb39bf0d_22072020133915.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-23 23:00:00" "publicacao_id" => 4 "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática" "publicacao_codigo" => "2317-0042" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }