Artigo Anais IX EPBEM

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0042

UM ESTUDO SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES DA CALCULADORA NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA

Palavra-chaves: CALCULADORA, ENSINO DE MATEMÁTICA, ENSINO MÉDIO Comunicação Oral (CO) ET-07: As Tecnologias no contexto da Educação Matemática
"2016-11-23 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 26518
    "edicao_id" => 55
    "trabalho_id" => 159
    "inscrito_id" => 68
    "titulo" => "UM ESTUDO SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES DA CALCULADORA NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA"
    "resumo" => "O presente estudo tem como objetivo investigar as contribuições do uso da calculadora para o ensino aprendizagem da matemática em sala de aula do Ensino Médio. Para a realização da pesquisa, aplicamos um questionário com os professores de uma escola da rede estadual localizada na cidade de Campina Grande no Estado da Paraíba. A metodologia utilizada foi composta de duas partes: primeiramente, foram realizados alguns encontros com os professores, onde atuamos como observador participante, interagindo com os sujeitos pesquisados, vivenciando e participando de sua realidade. Ao mesmo tempo em que selecionamos e analisamos Livros Didáticos de Matemática do ensino médio, em específico as obras que abordem a Matemática Financeira na perspectiva de uso da calculadora, que é nosso objeto de estudo. Na segunda parte, aplicamos um questionário para conhecer indícios das concepções dos professores sobre a calculadora, quais recursos que os mesmos costumam utilizar em suas aulas de Matemática, a importância que dão a mesma, as vantagens e/ou desvantagens de uso, se a calculadora pode desenvolver habilidades nos alunos, como lidam com as propostas apresentadas nos Livros Didáticos, bem como as experiências dos docentes utilizando a calculadora em sala de aula e o quanto suas formações os haviam preparado para este uso. Os resultados indicaram que ainda há um número reduzido de atividades envolvendo a calculadora nos Livros Didáticos. Observamos que houve um predomínio de questões que envolvessem a automatização na análise dos Livros Didáticos. Notamos também que a maioria dos professores reconheceu que a calculadora pode ser uma poderosa ferramenta no processo de ensino e aprendizagem e que a utilização de recursos didáticos tecnológicos, como a calculadora, pode mostrar novos meios para abordar a Matemática de forma mais dinâmica, apesar do seu não uso pelos professores, a não ser esporadicamente."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET-07: As Tecnologias no contexto da Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "CALCULADORA, ENSINO DE MATEMÁTICA, ENSINO MÉDIO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV065_MD1_SA7_ID68_30102016174954.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:12"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:39:05"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUCIANO GOMES SOARES"
    "autor_nome_curto" => "LUCIANO SOARES"
    "autor_email" => "lgs.007@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-epbem"
    "edicao_nome" => "Anais IX EPBEM"
    "edicao_evento" => "IX Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/epbem/2016"
    "edicao_logo" => "5e49bfde5b4e1_16022020191910.png"
    "edicao_capa" => "5f186bb39bf0d_22072020133915.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-23 23:00:00"
    "publicacao_id" => 4
    "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "publicacao_codigo" => "2317-0042"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 26518
    "edicao_id" => 55
    "trabalho_id" => 159
    "inscrito_id" => 68
    "titulo" => "UM ESTUDO SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES DA CALCULADORA NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA"
    "resumo" => "O presente estudo tem como objetivo investigar as contribuições do uso da calculadora para o ensino aprendizagem da matemática em sala de aula do Ensino Médio. Para a realização da pesquisa, aplicamos um questionário com os professores de uma escola da rede estadual localizada na cidade de Campina Grande no Estado da Paraíba. A metodologia utilizada foi composta de duas partes: primeiramente, foram realizados alguns encontros com os professores, onde atuamos como observador participante, interagindo com os sujeitos pesquisados, vivenciando e participando de sua realidade. Ao mesmo tempo em que selecionamos e analisamos Livros Didáticos de Matemática do ensino médio, em específico as obras que abordem a Matemática Financeira na perspectiva de uso da calculadora, que é nosso objeto de estudo. Na segunda parte, aplicamos um questionário para conhecer indícios das concepções dos professores sobre a calculadora, quais recursos que os mesmos costumam utilizar em suas aulas de Matemática, a importância que dão a mesma, as vantagens e/ou desvantagens de uso, se a calculadora pode desenvolver habilidades nos alunos, como lidam com as propostas apresentadas nos Livros Didáticos, bem como as experiências dos docentes utilizando a calculadora em sala de aula e o quanto suas formações os haviam preparado para este uso. Os resultados indicaram que ainda há um número reduzido de atividades envolvendo a calculadora nos Livros Didáticos. Observamos que houve um predomínio de questões que envolvessem a automatização na análise dos Livros Didáticos. Notamos também que a maioria dos professores reconheceu que a calculadora pode ser uma poderosa ferramenta no processo de ensino e aprendizagem e que a utilização de recursos didáticos tecnológicos, como a calculadora, pode mostrar novos meios para abordar a Matemática de forma mais dinâmica, apesar do seu não uso pelos professores, a não ser esporadicamente."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET-07: As Tecnologias no contexto da Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "CALCULADORA, ENSINO DE MATEMÁTICA, ENSINO MÉDIO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV065_MD1_SA7_ID68_30102016174954.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:12"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:39:05"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUCIANO GOMES SOARES"
    "autor_nome_curto" => "LUCIANO SOARES"
    "autor_email" => "lgs.007@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-epbem"
    "edicao_nome" => "Anais IX EPBEM"
    "edicao_evento" => "IX Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/epbem/2016"
    "edicao_logo" => "5e49bfde5b4e1_16022020191910.png"
    "edicao_capa" => "5f186bb39bf0d_22072020133915.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-23 23:00:00"
    "publicacao_id" => 4
    "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "publicacao_codigo" => "2317-0042"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 23 de novembro de 2016

Resumo

O presente estudo tem como objetivo investigar as contribuições do uso da calculadora para o ensino aprendizagem da matemática em sala de aula do Ensino Médio. Para a realização da pesquisa, aplicamos um questionário com os professores de uma escola da rede estadual localizada na cidade de Campina Grande no Estado da Paraíba. A metodologia utilizada foi composta de duas partes: primeiramente, foram realizados alguns encontros com os professores, onde atuamos como observador participante, interagindo com os sujeitos pesquisados, vivenciando e participando de sua realidade. Ao mesmo tempo em que selecionamos e analisamos Livros Didáticos de Matemática do ensino médio, em específico as obras que abordem a Matemática Financeira na perspectiva de uso da calculadora, que é nosso objeto de estudo. Na segunda parte, aplicamos um questionário para conhecer indícios das concepções dos professores sobre a calculadora, quais recursos que os mesmos costumam utilizar em suas aulas de Matemática, a importância que dão a mesma, as vantagens e/ou desvantagens de uso, se a calculadora pode desenvolver habilidades nos alunos, como lidam com as propostas apresentadas nos Livros Didáticos, bem como as experiências dos docentes utilizando a calculadora em sala de aula e o quanto suas formações os haviam preparado para este uso. Os resultados indicaram que ainda há um número reduzido de atividades envolvendo a calculadora nos Livros Didáticos. Observamos que houve um predomínio de questões que envolvessem a automatização na análise dos Livros Didáticos. Notamos também que a maioria dos professores reconheceu que a calculadora pode ser uma poderosa ferramenta no processo de ensino e aprendizagem e que a utilização de recursos didáticos tecnológicos, como a calculadora, pode mostrar novos meios para abordar a Matemática de forma mais dinâmica, apesar do seu não uso pelos professores, a não ser esporadicamente.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.