Artigo Anais IX EPBEM

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0042

CONTRUBUIÇÕES DO PIBID NA FORMAÇÃO INICIAL DE FUTUROS PROFESSORES DE MATEMÁTICA

Palavra-chaves: PIBID MATEMÁTICA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, EDUCAÇÃO BÁSICA Relato de Experiência (RE) ET-15: A parceria universidade e escola: o professor, o futuro professor e o formador de professores de matemática
"2016-11-23 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 26415
    "edicao_id" => 55
    "trabalho_id" => 27
    "inscrito_id" => 220
    "titulo" => "CONTRUBUIÇÕES DO PIBID NA FORMAÇÃO INICIAL DE FUTUROS PROFESSORES DE MATEMÁTICA"
    "resumo" => "O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) tem como objetivos trazer alunos graduandos dos cursos de licenciatura para ter seu primeiro contato com a sala de aula e que assim possa ir habituando-se ao futuro ambiente de trabalho e com os desafios que lhe espera a frente. Desta forma cria uma ponte entre o ensino superior e o ensino básico. O ensino da matemática é uma tarefa árdua, onde se é sempre necessário buscar inovar os métodos de ensino, tornando o ensinamento mais atraente e mostrar a importância que essa grande área de conhecimento nos traz para o cotidiano do aluno e de toda a sociedade. Os bolsistas são distribuídos da seguinte forma: 18 bolsistas atendem na Escola Senador Rui Carneiro, e 10 atendem na Escola Luiz Gonzaga Burity. A escola Senador Rui Carneiro conta com um número maior de bolsistas, pois tem um número maior de turmas do Ensino Médio, prioridade do projeto. Atualmente na escola Senador Rui Carneiro possui dez turmas do ensino médio e na escola Luiz Gonzaga Burity são sete turmas. Para os bolsistas do projeto, as experiências vivenciadas ao longo do tempo que está sendo executado no PIBID Matemática são muito ricas tanto na formação profissional acadêmica quanto na cidadã. Assim evidenciando a tamanha importância desse projeto para todos os envolvidos, alunos das duas escolas, bolsistas supervisores, coordenadores e comunidade local. Com isso é possível concluir que o projeto aqui apresentado é de grande importância para a formação inicial dos professores uma vez que insere os licenciando em uma sala de aula, preparando para um pratica pedagógica que venha muda o atual contexto da educação brasileira."
    "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)"
    "area_tematica" => "ET-15: A parceria universidade e escola: o professor, o futuro professor e o formador de professores de matemática"
    "palavra_chave" => "PIBID MATEMÁTICA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, EDUCAÇÃO BÁSICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV065_MD3_SA15_ID220_12102016184247.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:12"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:39:04"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LEONARDO CINÉSIO GOMES"
    "autor_nome_curto" => "LÉO CINÉSIO"
    "autor_email" => "leocinesio@gmail.com"
    "autor_ies" => "UFPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-epbem"
    "edicao_nome" => "Anais IX EPBEM"
    "edicao_evento" => "IX Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/epbem/2016"
    "edicao_logo" => "5e49bfde5b4e1_16022020191910.png"
    "edicao_capa" => "5f186bb39bf0d_22072020133915.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-23 23:00:00"
    "publicacao_id" => 4
    "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "publicacao_codigo" => "2317-0042"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 26415
    "edicao_id" => 55
    "trabalho_id" => 27
    "inscrito_id" => 220
    "titulo" => "CONTRUBUIÇÕES DO PIBID NA FORMAÇÃO INICIAL DE FUTUROS PROFESSORES DE MATEMÁTICA"
    "resumo" => "O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) tem como objetivos trazer alunos graduandos dos cursos de licenciatura para ter seu primeiro contato com a sala de aula e que assim possa ir habituando-se ao futuro ambiente de trabalho e com os desafios que lhe espera a frente. Desta forma cria uma ponte entre o ensino superior e o ensino básico. O ensino da matemática é uma tarefa árdua, onde se é sempre necessário buscar inovar os métodos de ensino, tornando o ensinamento mais atraente e mostrar a importância que essa grande área de conhecimento nos traz para o cotidiano do aluno e de toda a sociedade. Os bolsistas são distribuídos da seguinte forma: 18 bolsistas atendem na Escola Senador Rui Carneiro, e 10 atendem na Escola Luiz Gonzaga Burity. A escola Senador Rui Carneiro conta com um número maior de bolsistas, pois tem um número maior de turmas do Ensino Médio, prioridade do projeto. Atualmente na escola Senador Rui Carneiro possui dez turmas do ensino médio e na escola Luiz Gonzaga Burity são sete turmas. Para os bolsistas do projeto, as experiências vivenciadas ao longo do tempo que está sendo executado no PIBID Matemática são muito ricas tanto na formação profissional acadêmica quanto na cidadã. Assim evidenciando a tamanha importância desse projeto para todos os envolvidos, alunos das duas escolas, bolsistas supervisores, coordenadores e comunidade local. Com isso é possível concluir que o projeto aqui apresentado é de grande importância para a formação inicial dos professores uma vez que insere os licenciando em uma sala de aula, preparando para um pratica pedagógica que venha muda o atual contexto da educação brasileira."
    "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)"
    "area_tematica" => "ET-15: A parceria universidade e escola: o professor, o futuro professor e o formador de professores de matemática"
    "palavra_chave" => "PIBID MATEMÁTICA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, EDUCAÇÃO BÁSICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV065_MD3_SA15_ID220_12102016184247.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:12"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:39:04"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LEONARDO CINÉSIO GOMES"
    "autor_nome_curto" => "LÉO CINÉSIO"
    "autor_email" => "leocinesio@gmail.com"
    "autor_ies" => "UFPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-epbem"
    "edicao_nome" => "Anais IX EPBEM"
    "edicao_evento" => "IX Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/epbem/2016"
    "edicao_logo" => "5e49bfde5b4e1_16022020191910.png"
    "edicao_capa" => "5f186bb39bf0d_22072020133915.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-23 23:00:00"
    "publicacao_id" => 4
    "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "publicacao_codigo" => "2317-0042"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 23 de novembro de 2016

Resumo

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) tem como objetivos trazer alunos graduandos dos cursos de licenciatura para ter seu primeiro contato com a sala de aula e que assim possa ir habituando-se ao futuro ambiente de trabalho e com os desafios que lhe espera a frente. Desta forma cria uma ponte entre o ensino superior e o ensino básico. O ensino da matemática é uma tarefa árdua, onde se é sempre necessário buscar inovar os métodos de ensino, tornando o ensinamento mais atraente e mostrar a importância que essa grande área de conhecimento nos traz para o cotidiano do aluno e de toda a sociedade. Os bolsistas são distribuídos da seguinte forma: 18 bolsistas atendem na Escola Senador Rui Carneiro, e 10 atendem na Escola Luiz Gonzaga Burity. A escola Senador Rui Carneiro conta com um número maior de bolsistas, pois tem um número maior de turmas do Ensino Médio, prioridade do projeto. Atualmente na escola Senador Rui Carneiro possui dez turmas do ensino médio e na escola Luiz Gonzaga Burity são sete turmas. Para os bolsistas do projeto, as experiências vivenciadas ao longo do tempo que está sendo executado no PIBID Matemática são muito ricas tanto na formação profissional acadêmica quanto na cidadã. Assim evidenciando a tamanha importância desse projeto para todos os envolvidos, alunos das duas escolas, bolsistas supervisores, coordenadores e comunidade local. Com isso é possível concluir que o projeto aqui apresentado é de grande importância para a formação inicial dos professores uma vez que insere os licenciando em uma sala de aula, preparando para um pratica pedagógica que venha muda o atual contexto da educação brasileira.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.