Artigo Anais VI SETEPE

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2044

UMA EXPERIÊNCIA COM A OBRA CHAPEUZINHO VERMELHO: UMA AVENTURA BORBULHANTE NA MEDIAÇÃO DE LEITURA NO PIBID

Palavra-chaves: MEDIAÇÃO, LEITURA, FORMAÇÃO Comunicação Oral (CO) ET4 - Linguagens, tecnologias e práticas pedagógicas e culturais
"2016-11-29 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 26365
    "edicao_id" => 54
    "trabalho_id" => 32
    "inscrito_id" => 110
    "titulo" => "UMA EXPERIÊNCIA COM A OBRA CHAPEUZINHO VERMELHO: UMA AVENTURA BORBULHANTE NA MEDIAÇÃO DE LEITURA NO PIBID"
    "resumo" => "Através desse trabalho objetivamos mostrar o quanto é importante o processo de mediação de leitura para a formação de cada um estudante leitor. Ressaltando os papeis relevante que a família e os professores exercem a respeito deste assunto, a família exerce o papel de ser o primeiro mediador, e através da mesma o aluno desenvolve uma bagagem importante de conhecimentos prévios, o que de fato facilitara para os professores que irão ensinar essas crianças,  pois acredita-se que para formar bons leitores necessita-se que os primeiros contatos com a leitura sejam prazerosos e que continue sendo, até que as crianças tenham consciência de que realmente lê porque gosta. O processo metodológico se concretizou através das atividades do Programa Institucional com Bolsa de Iniciação à Docência-PIBID, através do subprojeto do curso de Pedagogia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte-UERN, do Campus Aavnçados Profª Maria Elisa de Albuquerque Maia-CAMEAM, desenvolvemos essa experiência de leitura através da leitura da obra  “Chapeuzinho vermelho: uma aventura borbulhante”, com uma turma do 2º ano das séries inicias da Escola Estadual Patronato Alfredo Fernandes, localizada na cidade de Pau dos Ferros/RN. Realizamos uma leitura dialogada com as crianças, pois sabíamos que as mesmas iriam fazer interferências quando percebessem a real diferenças dessa história com a da história original, e através dessa experiência pode-se observar o quanto é importante a presença da leitura para a formação dos alunos, inclusive para os que ainda não sabem decodificar pois se saíram muito bem no reconto da história, dessa forma foi uma experiência muito significativa."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET4 - Linguagens, tecnologias e práticas pedagógicas e culturais"
    "palavra_chave" => "MEDIAÇÃO, LEITURA, FORMAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV068_MD1_SA4_ID110_27102016114837.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:12"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:53:02"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA JOCELMA DUARTE DE LIMA"
    "autor_nome_curto" => "JOCELMA"
    "autor_email" => "jocelmaduarte@yahoo.com.b"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-setepe"
    "edicao_nome" => "Anais VI SETEPE"
    "edicao_evento" => "VI Semana de Estudos, Teorias e Prticas Educativas"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/setepe/2016"
    "edicao_logo" => "5e4d944e1d475_19022020170222.png"
    "edicao_capa" => "5f18805d88a3a_22072020150725.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-29 23:00:00"
    "publicacao_id" => 20
    "publicacao_nome" => "Anais SETEPE"
    "publicacao_codigo" => "2359-2044"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 26365
    "edicao_id" => 54
    "trabalho_id" => 32
    "inscrito_id" => 110
    "titulo" => "UMA EXPERIÊNCIA COM A OBRA CHAPEUZINHO VERMELHO: UMA AVENTURA BORBULHANTE NA MEDIAÇÃO DE LEITURA NO PIBID"
    "resumo" => "Através desse trabalho objetivamos mostrar o quanto é importante o processo de mediação de leitura para a formação de cada um estudante leitor. Ressaltando os papeis relevante que a família e os professores exercem a respeito deste assunto, a família exerce o papel de ser o primeiro mediador, e através da mesma o aluno desenvolve uma bagagem importante de conhecimentos prévios, o que de fato facilitara para os professores que irão ensinar essas crianças,  pois acredita-se que para formar bons leitores necessita-se que os primeiros contatos com a leitura sejam prazerosos e que continue sendo, até que as crianças tenham consciência de que realmente lê porque gosta. O processo metodológico se concretizou através das atividades do Programa Institucional com Bolsa de Iniciação à Docência-PIBID, através do subprojeto do curso de Pedagogia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte-UERN, do Campus Aavnçados Profª Maria Elisa de Albuquerque Maia-CAMEAM, desenvolvemos essa experiência de leitura através da leitura da obra  “Chapeuzinho vermelho: uma aventura borbulhante”, com uma turma do 2º ano das séries inicias da Escola Estadual Patronato Alfredo Fernandes, localizada na cidade de Pau dos Ferros/RN. Realizamos uma leitura dialogada com as crianças, pois sabíamos que as mesmas iriam fazer interferências quando percebessem a real diferenças dessa história com a da história original, e através dessa experiência pode-se observar o quanto é importante a presença da leitura para a formação dos alunos, inclusive para os que ainda não sabem decodificar pois se saíram muito bem no reconto da história, dessa forma foi uma experiência muito significativa."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET4 - Linguagens, tecnologias e práticas pedagógicas e culturais"
    "palavra_chave" => "MEDIAÇÃO, LEITURA, FORMAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV068_MD1_SA4_ID110_27102016114837.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:12"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:53:02"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA JOCELMA DUARTE DE LIMA"
    "autor_nome_curto" => "JOCELMA"
    "autor_email" => "jocelmaduarte@yahoo.com.b"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-setepe"
    "edicao_nome" => "Anais VI SETEPE"
    "edicao_evento" => "VI Semana de Estudos, Teorias e Prticas Educativas"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/setepe/2016"
    "edicao_logo" => "5e4d944e1d475_19022020170222.png"
    "edicao_capa" => "5f18805d88a3a_22072020150725.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-29 23:00:00"
    "publicacao_id" => 20
    "publicacao_nome" => "Anais SETEPE"
    "publicacao_codigo" => "2359-2044"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 29 de novembro de 2016

Resumo

Através desse trabalho objetivamos mostrar o quanto é importante o processo de mediação de leitura para a formação de cada um estudante leitor. Ressaltando os papeis relevante que a família e os professores exercem a respeito deste assunto, a família exerce o papel de ser o primeiro mediador, e através da mesma o aluno desenvolve uma bagagem importante de conhecimentos prévios, o que de fato facilitara para os professores que irão ensinar essas crianças, pois acredita-se que para formar bons leitores necessita-se que os primeiros contatos com a leitura sejam prazerosos e que continue sendo, até que as crianças tenham consciência de que realmente lê porque gosta. O processo metodológico se concretizou através das atividades do Programa Institucional com Bolsa de Iniciação à Docência-PIBID, através do subprojeto do curso de Pedagogia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte-UERN, do Campus Aavnçados Profª Maria Elisa de Albuquerque Maia-CAMEAM, desenvolvemos essa experiência de leitura através da leitura da obra “Chapeuzinho vermelho: uma aventura borbulhante”, com uma turma do 2º ano das séries inicias da Escola Estadual Patronato Alfredo Fernandes, localizada na cidade de Pau dos Ferros/RN. Realizamos uma leitura dialogada com as crianças, pois sabíamos que as mesmas iriam fazer interferências quando percebessem a real diferenças dessa história com a da história original, e através dessa experiência pode-se observar o quanto é importante a presença da leitura para a formação dos alunos, inclusive para os que ainda não sabem decodificar pois se saíram muito bem no reconto da história, dessa forma foi uma experiência muito significativa.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.