Artigo Anais VI SETEPE

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2044

QUÍMICA NO COTIDIANO: PERCEPÇÕES DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO

Palavra-chaves: ENSINO DE QUÍMICA, CONTEXTUALIZAÇÃO, ENSINO MÉDIO Comunicação Oral (CO) ET7 - Ensino, interdisciplinaridade e Ética
"2016-11-29 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 26343
    "edicao_id" => 54
    "trabalho_id" => 60
    "inscrito_id" => 538
    "titulo" => "QUÍMICA NO COTIDIANO: PERCEPÇÕES DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "No ensino de Química é cada vez mais comum a utilização dos termos: cotidiano, dia a dia e contextualização.  O estudo tem como objetivo identificar as percepções que os estudantes do 1º ano do Ensino Médio têm sobre a presença da Química em seu cotidiano. A pesquisa apresenta caráter quantitativo. Participaram do estudo como sujeitos 100 estudantes do 1º ano do Ensino Médio Integrado ao curso de Agroindústria do Instituto Federal de Pernambuco – Campus Vitória de Santo Antão. Aos sujeitos foi aplicado um questionário com a seguinte questão: Hoje, sabemos a importância da química no nosso cotidiano. É impossível viver sem ter a química ao nosso redor. As transformações, as misturas, as soluções… Tudo isso é “QUÍMICA”. Cite as 5 principais situações no seu dia a dia, em que a química está presente. Destaca-se as respostas associadas aos fenômenos biológicos, 68 estudantes identificaram a química, ressalvando assim a aproximação que os alunos fazem das disciplinas de química e biologia. A partir do estudo é possível concluir que o ensino de química contextualizado ainda está distante do esperado. Percebe-se que o ensino-aprendizagem de modo interdisciplinar, possivelmente favorece a identificação da química no cotidiano pelos estudantes, visto que as quantidades de respostas atribuídas as categorias “fenômenos físicos” e “fenômenos biológicos”, foram discrepantes. Uma possível explicação para esse resultado baseia-se no fato de que possivelmente o professor de biologia explore a química em suas aulas de modo interdisciplinar, mais do que o professor de física."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET7 - Ensino, interdisciplinaridade e Ética"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE QUÍMICA, CONTEXTUALIZAÇÃO, ENSINO MÉDIO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV068_MD1_SA7_ID538_06112016222119.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:12"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:53:02"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ÉMERSON  SILVA DA PENHA"
    "autor_nome_curto" => "EMERSON PENHA"
    "autor_email" => "selly_de@hotmail.com"
    "autor_ies" => "IFPE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-setepe"
    "edicao_nome" => "Anais VI SETEPE"
    "edicao_evento" => "VI Semana de Estudos, Teorias e Prticas Educativas"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/setepe/2016"
    "edicao_logo" => "5e4d944e1d475_19022020170222.png"
    "edicao_capa" => "5f18805d88a3a_22072020150725.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-29 23:00:00"
    "publicacao_id" => 20
    "publicacao_nome" => "Anais SETEPE"
    "publicacao_codigo" => "2359-2044"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 26343
    "edicao_id" => 54
    "trabalho_id" => 60
    "inscrito_id" => 538
    "titulo" => "QUÍMICA NO COTIDIANO: PERCEPÇÕES DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "No ensino de Química é cada vez mais comum a utilização dos termos: cotidiano, dia a dia e contextualização.  O estudo tem como objetivo identificar as percepções que os estudantes do 1º ano do Ensino Médio têm sobre a presença da Química em seu cotidiano. A pesquisa apresenta caráter quantitativo. Participaram do estudo como sujeitos 100 estudantes do 1º ano do Ensino Médio Integrado ao curso de Agroindústria do Instituto Federal de Pernambuco – Campus Vitória de Santo Antão. Aos sujeitos foi aplicado um questionário com a seguinte questão: Hoje, sabemos a importância da química no nosso cotidiano. É impossível viver sem ter a química ao nosso redor. As transformações, as misturas, as soluções… Tudo isso é “QUÍMICA”. Cite as 5 principais situações no seu dia a dia, em que a química está presente. Destaca-se as respostas associadas aos fenômenos biológicos, 68 estudantes identificaram a química, ressalvando assim a aproximação que os alunos fazem das disciplinas de química e biologia. A partir do estudo é possível concluir que o ensino de química contextualizado ainda está distante do esperado. Percebe-se que o ensino-aprendizagem de modo interdisciplinar, possivelmente favorece a identificação da química no cotidiano pelos estudantes, visto que as quantidades de respostas atribuídas as categorias “fenômenos físicos” e “fenômenos biológicos”, foram discrepantes. Uma possível explicação para esse resultado baseia-se no fato de que possivelmente o professor de biologia explore a química em suas aulas de modo interdisciplinar, mais do que o professor de física."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET7 - Ensino, interdisciplinaridade e Ética"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE QUÍMICA, CONTEXTUALIZAÇÃO, ENSINO MÉDIO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV068_MD1_SA7_ID538_06112016222119.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:12"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:53:02"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ÉMERSON  SILVA DA PENHA"
    "autor_nome_curto" => "EMERSON PENHA"
    "autor_email" => "selly_de@hotmail.com"
    "autor_ies" => "IFPE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-setepe"
    "edicao_nome" => "Anais VI SETEPE"
    "edicao_evento" => "VI Semana de Estudos, Teorias e Prticas Educativas"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/setepe/2016"
    "edicao_logo" => "5e4d944e1d475_19022020170222.png"
    "edicao_capa" => "5f18805d88a3a_22072020150725.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-29 23:00:00"
    "publicacao_id" => 20
    "publicacao_nome" => "Anais SETEPE"
    "publicacao_codigo" => "2359-2044"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 29 de novembro de 2016

Resumo

No ensino de Química é cada vez mais comum a utilização dos termos: cotidiano, dia a dia e contextualização. O estudo tem como objetivo identificar as percepções que os estudantes do 1º ano do Ensino Médio têm sobre a presença da Química em seu cotidiano. A pesquisa apresenta caráter quantitativo. Participaram do estudo como sujeitos 100 estudantes do 1º ano do Ensino Médio Integrado ao curso de Agroindústria do Instituto Federal de Pernambuco – Campus Vitória de Santo Antão. Aos sujeitos foi aplicado um questionário com a seguinte questão: Hoje, sabemos a importância da química no nosso cotidiano. É impossível viver sem ter a química ao nosso redor. As transformações, as misturas, as soluções… Tudo isso é “QUÍMICA”. Cite as 5 principais situações no seu dia a dia, em que a química está presente. Destaca-se as respostas associadas aos fenômenos biológicos, 68 estudantes identificaram a química, ressalvando assim a aproximação que os alunos fazem das disciplinas de química e biologia. A partir do estudo é possível concluir que o ensino de química contextualizado ainda está distante do esperado. Percebe-se que o ensino-aprendizagem de modo interdisciplinar, possivelmente favorece a identificação da química no cotidiano pelos estudantes, visto que as quantidades de respostas atribuídas as categorias “fenômenos físicos” e “fenômenos biológicos”, foram discrepantes. Uma possível explicação para esse resultado baseia-se no fato de que possivelmente o professor de biologia explore a química em suas aulas de modo interdisciplinar, mais do que o professor de física.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.