Artigo Anais VI SETEPE

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2044

UM ESTUDO SOBRE OS RECURSOS TECNOLÓGICOS NO ENSINO: ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA.

Palavra-chaves: TECNOLOGIA; APRENDIZAGEM; PROJETO; INTERAÇÃO., TECNOLOGIA; APRENDIZAGEM; PROJETO; INTERAÇÃO., TECNOLOGIA; APRENDIZAGEM; PROJETO; INTERAÇÃO. Comunicação Oral (CO) ET4 - Linguagens, tecnologias e práticas pedagógicas e culturais
"2016-11-29 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 26362
    "edicao_id" => 54
    "trabalho_id" => 15
    "inscrito_id" => 392
    "titulo" => "UM ESTUDO SOBRE OS RECURSOS TECNOLÓGICOS NO ENSINO: ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA."
    "resumo" => "O sistema educacional está em transformação, com a rápida e poderosa revolução tecnológica a sociedade está se organizando de forma diferente. A informação está ao alcance de todos. Com isso, o ambiente escolar precisa também adquirir uma nova roupagem. Este artigo, de natureza bibliográfica, suscita uma discussão orientada pelos seguintes questionamentos: Quais as contribuições que os recursos tecnológicos podem trazer para o Ensino Básico? Como o professor trabalha a linguagem das TICs? Que estratégias podem ser usadas para intensificação dos uso das TICs na sala de aula? Assim, este trabalho tem como objetivo discutir estratégias e possibilidades de usos dos recursos tecnológicos na sala de aula  e por conseguinte fornecer subsídios para o ensino,  considerando que os conceitos abordados por essa área auxiliam na superação de algumas limitações do processo ensino-aprendizagem. A discussão proposta se fundamenta em Prado (2009), Valente (2002), Novais (2006), autores que discutem sobre os avanços, os desafios e as possibilidades de aprendizagens por meio de trabalhos envolvendo recursos tecnológicos. Uma forma de integrarmos diferentes tipos de linguagens, recursos e conhecimentos é através de projetos, dessa forma elaboramos uma proposta de ação intitulada “Novos tempos, Novas realidades”, no sentido de mostrar diversas possibilidades do uso qualitativo das TICs em sala de aula."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET4 - Linguagens, tecnologias e práticas pedagógicas e culturais"
    "palavra_chave" => "TECNOLOGIA; APRENDIZAGEM; PROJETO; INTERAÇÃO., TECNOLOGIA; APRENDIZAGEM; PROJETO; INTERAÇÃO., TECNOLOGIA; APRENDIZAGEM; PROJETO; INTERAÇÃO."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV068_MD1_SA4_ID392_14102016201141.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:12"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:53:02"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JACICLEIDE ALVES FALCÃO"
    "autor_nome_curto" => "JACICLEIDE"
    "autor_email" => "falcaojaci@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UERN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-setepe"
    "edicao_nome" => "Anais VI SETEPE"
    "edicao_evento" => "VI Semana de Estudos, Teorias e Prticas Educativas"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/setepe/2016"
    "edicao_logo" => "5e4d944e1d475_19022020170222.png"
    "edicao_capa" => "5f18805d88a3a_22072020150725.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-29 23:00:00"
    "publicacao_id" => 20
    "publicacao_nome" => "Anais SETEPE"
    "publicacao_codigo" => "2359-2044"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 26362
    "edicao_id" => 54
    "trabalho_id" => 15
    "inscrito_id" => 392
    "titulo" => "UM ESTUDO SOBRE OS RECURSOS TECNOLÓGICOS NO ENSINO: ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA."
    "resumo" => "O sistema educacional está em transformação, com a rápida e poderosa revolução tecnológica a sociedade está se organizando de forma diferente. A informação está ao alcance de todos. Com isso, o ambiente escolar precisa também adquirir uma nova roupagem. Este artigo, de natureza bibliográfica, suscita uma discussão orientada pelos seguintes questionamentos: Quais as contribuições que os recursos tecnológicos podem trazer para o Ensino Básico? Como o professor trabalha a linguagem das TICs? Que estratégias podem ser usadas para intensificação dos uso das TICs na sala de aula? Assim, este trabalho tem como objetivo discutir estratégias e possibilidades de usos dos recursos tecnológicos na sala de aula  e por conseguinte fornecer subsídios para o ensino,  considerando que os conceitos abordados por essa área auxiliam na superação de algumas limitações do processo ensino-aprendizagem. A discussão proposta se fundamenta em Prado (2009), Valente (2002), Novais (2006), autores que discutem sobre os avanços, os desafios e as possibilidades de aprendizagens por meio de trabalhos envolvendo recursos tecnológicos. Uma forma de integrarmos diferentes tipos de linguagens, recursos e conhecimentos é através de projetos, dessa forma elaboramos uma proposta de ação intitulada “Novos tempos, Novas realidades”, no sentido de mostrar diversas possibilidades do uso qualitativo das TICs em sala de aula."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET4 - Linguagens, tecnologias e práticas pedagógicas e culturais"
    "palavra_chave" => "TECNOLOGIA; APRENDIZAGEM; PROJETO; INTERAÇÃO., TECNOLOGIA; APRENDIZAGEM; PROJETO; INTERAÇÃO., TECNOLOGIA; APRENDIZAGEM; PROJETO; INTERAÇÃO."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV068_MD1_SA4_ID392_14102016201141.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:12"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:53:02"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JACICLEIDE ALVES FALCÃO"
    "autor_nome_curto" => "JACICLEIDE"
    "autor_email" => "falcaojaci@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UERN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-setepe"
    "edicao_nome" => "Anais VI SETEPE"
    "edicao_evento" => "VI Semana de Estudos, Teorias e Prticas Educativas"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/setepe/2016"
    "edicao_logo" => "5e4d944e1d475_19022020170222.png"
    "edicao_capa" => "5f18805d88a3a_22072020150725.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-29 23:00:00"
    "publicacao_id" => 20
    "publicacao_nome" => "Anais SETEPE"
    "publicacao_codigo" => "2359-2044"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 29 de novembro de 2016

Resumo

O sistema educacional está em transformação, com a rápida e poderosa revolução tecnológica a sociedade está se organizando de forma diferente. A informação está ao alcance de todos. Com isso, o ambiente escolar precisa também adquirir uma nova roupagem. Este artigo, de natureza bibliográfica, suscita uma discussão orientada pelos seguintes questionamentos: Quais as contribuições que os recursos tecnológicos podem trazer para o Ensino Básico? Como o professor trabalha a linguagem das TICs? Que estratégias podem ser usadas para intensificação dos uso das TICs na sala de aula? Assim, este trabalho tem como objetivo discutir estratégias e possibilidades de usos dos recursos tecnológicos na sala de aula e por conseguinte fornecer subsídios para o ensino, considerando que os conceitos abordados por essa área auxiliam na superação de algumas limitações do processo ensino-aprendizagem. A discussão proposta se fundamenta em Prado (2009), Valente (2002), Novais (2006), autores que discutem sobre os avanços, os desafios e as possibilidades de aprendizagens por meio de trabalhos envolvendo recursos tecnológicos. Uma forma de integrarmos diferentes tipos de linguagens, recursos e conhecimentos é através de projetos, dessa forma elaboramos uma proposta de ação intitulada “Novos tempos, Novas realidades”, no sentido de mostrar diversas possibilidades do uso qualitativo das TICs em sala de aula.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.