Artigo Anais VI SETEPE

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2044

NARRADOR DE CAMPEÕES NO SEMIÁRIDO BRASILEIRO: MEMÓRIA E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Palavra-chaves: MEMÓRIA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, EDUCAÇÃO FÍSICA Comunicação Oral (CO) ET3 - Didática, Formação e Práticas pedagógicas em contextos escolares e não escolares
"2016-11-29 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 26288
    "edicao_id" => 54
    "trabalho_id" => 114
    "inscrito_id" => 724
    "titulo" => "NARRADOR DE CAMPEÕES NO SEMIÁRIDO BRASILEIRO: MEMÓRIA E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA"
    "resumo" => "Compreendemos que a história de vida, construída e narrada pelos próprios sujeitos da experiência, traz relevantes conhecimentos que somam contribuições para pensar o SER humano. Abordaremos trajetórias humanas, a partir da formação pessoal e coletiva com o fenômeno esportivo em um projeto de extensão universitária. Os registros escritos, contam a história de vida dos sujeitos, praticantes de ginástica aeróbica, alunos do curso de Educação Física, do Campus Avançado Professora Maria Elisa de Albuquerque Maia, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (CEF/CAMEAM/UERN). As questões que norteiam esse estudo são: 1. Ao considerar os sujeitos inseridos no esporte e no ensino superior, professor e alunos de Educação Física, no semiárido brasileiro, em que implica o registro das experiências (memória) desses sujeitos quanto a sua formação pessoal e profissional? 2. Ao considerar os sujeitos inseridos nas experiências com a Equipe de Ginástica da UERN, em que pesa essas experiências na exposição das percepções e sensibilidades de cada sujeito quanto à sua formação? Os objetivos são: identificar saberes que contribuem para a formação pessoal e profissional dos sujeitos, a partir dos próprios registros dos envolvidos na experiência esportiva (professor e alunos de Educação Física).  Como método: O Método (auto)biográfico e a Formação (NOVOA E FINGER, 2010). O artigo segue com dois eixos de discussão: o primeiro traz a narrativa crítica da trajetória do responsável pelo projeto; o segundo, apontamos algumas contribuições para pensar a formação de professores e as abordagens humanas das práticas docentes."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET3 - Didática, Formação e Práticas pedagógicas em contextos escolares e não escolares"
    "palavra_chave" => "MEMÓRIA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, EDUCAÇÃO FÍSICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV068_MD1_SA3_ID724_14112016105614.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:12"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:53:01"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LEONARDO ROCHA DA GAMA"
    "autor_nome_curto" => "LEONARDO GAMA"
    "autor_email" => "gama.leonardo@yahoo.com.b"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-setepe"
    "edicao_nome" => "Anais VI SETEPE"
    "edicao_evento" => "VI Semana de Estudos, Teorias e Prticas Educativas"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/setepe/2016"
    "edicao_logo" => "5e4d944e1d475_19022020170222.png"
    "edicao_capa" => "5f18805d88a3a_22072020150725.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-29 23:00:00"
    "publicacao_id" => 20
    "publicacao_nome" => "Anais SETEPE"
    "publicacao_codigo" => "2359-2044"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 26288
    "edicao_id" => 54
    "trabalho_id" => 114
    "inscrito_id" => 724
    "titulo" => "NARRADOR DE CAMPEÕES NO SEMIÁRIDO BRASILEIRO: MEMÓRIA E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA"
    "resumo" => "Compreendemos que a história de vida, construída e narrada pelos próprios sujeitos da experiência, traz relevantes conhecimentos que somam contribuições para pensar o SER humano. Abordaremos trajetórias humanas, a partir da formação pessoal e coletiva com o fenômeno esportivo em um projeto de extensão universitária. Os registros escritos, contam a história de vida dos sujeitos, praticantes de ginástica aeróbica, alunos do curso de Educação Física, do Campus Avançado Professora Maria Elisa de Albuquerque Maia, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (CEF/CAMEAM/UERN). As questões que norteiam esse estudo são: 1. Ao considerar os sujeitos inseridos no esporte e no ensino superior, professor e alunos de Educação Física, no semiárido brasileiro, em que implica o registro das experiências (memória) desses sujeitos quanto a sua formação pessoal e profissional? 2. Ao considerar os sujeitos inseridos nas experiências com a Equipe de Ginástica da UERN, em que pesa essas experiências na exposição das percepções e sensibilidades de cada sujeito quanto à sua formação? Os objetivos são: identificar saberes que contribuem para a formação pessoal e profissional dos sujeitos, a partir dos próprios registros dos envolvidos na experiência esportiva (professor e alunos de Educação Física).  Como método: O Método (auto)biográfico e a Formação (NOVOA E FINGER, 2010). O artigo segue com dois eixos de discussão: o primeiro traz a narrativa crítica da trajetória do responsável pelo projeto; o segundo, apontamos algumas contribuições para pensar a formação de professores e as abordagens humanas das práticas docentes."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET3 - Didática, Formação e Práticas pedagógicas em contextos escolares e não escolares"
    "palavra_chave" => "MEMÓRIA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, EDUCAÇÃO FÍSICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV068_MD1_SA3_ID724_14112016105614.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:12"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:53:01"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LEONARDO ROCHA DA GAMA"
    "autor_nome_curto" => "LEONARDO GAMA"
    "autor_email" => "gama.leonardo@yahoo.com.b"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-setepe"
    "edicao_nome" => "Anais VI SETEPE"
    "edicao_evento" => "VI Semana de Estudos, Teorias e Prticas Educativas"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/setepe/2016"
    "edicao_logo" => "5e4d944e1d475_19022020170222.png"
    "edicao_capa" => "5f18805d88a3a_22072020150725.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-29 23:00:00"
    "publicacao_id" => 20
    "publicacao_nome" => "Anais SETEPE"
    "publicacao_codigo" => "2359-2044"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 29 de novembro de 2016

Resumo

Compreendemos que a história de vida, construída e narrada pelos próprios sujeitos da experiência, traz relevantes conhecimentos que somam contribuições para pensar o SER humano. Abordaremos trajetórias humanas, a partir da formação pessoal e coletiva com o fenômeno esportivo em um projeto de extensão universitária. Os registros escritos, contam a história de vida dos sujeitos, praticantes de ginástica aeróbica, alunos do curso de Educação Física, do Campus Avançado Professora Maria Elisa de Albuquerque Maia, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (CEF/CAMEAM/UERN). As questões que norteiam esse estudo são: 1. Ao considerar os sujeitos inseridos no esporte e no ensino superior, professor e alunos de Educação Física, no semiárido brasileiro, em que implica o registro das experiências (memória) desses sujeitos quanto a sua formação pessoal e profissional? 2. Ao considerar os sujeitos inseridos nas experiências com a Equipe de Ginástica da UERN, em que pesa essas experiências na exposição das percepções e sensibilidades de cada sujeito quanto à sua formação? Os objetivos são: identificar saberes que contribuem para a formação pessoal e profissional dos sujeitos, a partir dos próprios registros dos envolvidos na experiência esportiva (professor e alunos de Educação Física). Como método: O Método (auto)biográfico e a Formação (NOVOA E FINGER, 2010). O artigo segue com dois eixos de discussão: o primeiro traz a narrativa crítica da trajetória do responsável pelo projeto; o segundo, apontamos algumas contribuições para pensar a formação de professores e as abordagens humanas das práticas docentes.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.