Artigo Anais VIII FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

AS CONTRIBUIÇÕES DA CONTAÇÃO DE HISTORIA PARA O DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Palavra-chaves: HISTÓRIAS, DESENVOLVIMENTO, APRENDIZAGEM, INFÂNCIA Pôster (PO) GT 17 – EDUCAÇÃO INFANTIL
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Publicado em 08 de novembro de 2016

Resumo

A partir de reflexões e discussões acerca de problemáticas que influenciam no desenvolvimento da Educação Infantil, buscou-se por meio desta pesquisa investigar uma temática que está presente em questionamentos a respeito de sua contribuição para esta área da educação. Ao investigar a contação de história no desenvolvimento da Educação Infantil percebeu-se que “é importante considerar ainda as influências de fatores [...] sobre o desenvolvimento humano, que podem ser [...] externas quando [...] provenientes do meio externo, do ambiente.” (Andrade, 2009, p. 57) enquanto fatores que interferem diretamente do desenvolvimento da Educação Infantil. A escolha do tema partiu do interesse em observar e analisar o comportamento das crianças durante o processo de contação de história, assim como ampliar os estudos acerca do assunto em questão, uma vez que o mesmo é de extrema relevância, não apenas para os profissionais dessa área, mas para os interessados em conhecer as influências que a contação de história exerce sobre o desenvolvimento das crianças na Educação Infantil. Para a metodologia deste trabalho foi utilizada a abordagem qualitativa. Para a revisão da literatura foi realizado um levantamento em livros de autores como Piaget, Coelho, Vygotsky; artigos científicos e pesquisas na área. O levantamento de dados foi feito por meio de uma pesquisa de campo realizada em uma Unidade de Educação Básica da rede municipal de ensino onde se utilizou questionários que foram aplicados com as professoras da escola e observação realizada a partir da contação de história. A partir dos objetivos propostos foi possível analisar a contação de história no desenvolvimento da Educação Infantil por meio da verificação do processo de contação de história na referida escola, assim como enfatizar a contação de história enquanto fator que influencia a imaginação, os valores e a motivação para a leitura e identificar as contribuições da contação de história para o desenvolvimento das crianças na Educação Infantil. Esta pesquisa torna-se relevante a partir da necessidade que se tem de dar maior ênfase às ferramentas que auxiliam no processo de aprendizagem das crianças, enquanto um instrumento que contribui para o progresso da Educação Infantil, assim como refletir sobre os fatores que influenciam esse resultado, a respeito. Diante do exposto, o trabalho em questão contribuirá pedagogicamente e socialmente, uma vez que o mesmo poderá subsidiar futuros estudos na área, assim como colaborou para nossa formação acadêmica por meio do conhecimento adquirido acerca do assunto. Neste relatório a partir das analise de dados, serão abordados aspectos que influenciam o desenvolvimento da Educação Infantil como: a motivação que a contação de história desperta nas crianças para a leitura, a contribuição dessas histórias para o desenvolvimento da imaginação e da cognição das mesmas.

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