Artigo Anais VIII FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

Visualizações: 217
AS PRÁTICAS EDUCATIVAS DO PEDAGOGO SANITARISTA JUNTO À SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE (SEMUS) DE SÃO LUÍS – MA (2007-2008)

Palavra-chaves: PRÁTICA EDUCATIVAS, PEDAGOGO, SANITARISTA, SAÚDE. Comunicação Oral (CO) GT5 – PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E INTERCULTURALIDADE Publicado em 09 de novembro de 2016

Resumo

O estudo se debruça sobre a prática do pedagogo sanitarista na SEMUS em São Luís – MA, o qual tem por base os campos da educação, saúde, política, economia e sociedade. Os sanitaristas atuam na atenção básica objetivando conscientizar a população sobre os cuidados com o corpo e prevenção de doenças. Regulam as relações de “poder” entre o Estado e o povo, os põem em contato com a administração pública. Metodologia. Dados foram coletados através de fontes bibliográficas e entrevistas abertas. A Escola Técnica do SUS é um desses campos de ação, mas não se identificou um planejamento organizacional voltado para obtenção de resultados, suprindo deficiências de formação dos múltiplos profissionais que atuam no SUS. O sanitarista busca organizar e desempenhar uma ação livre, autônoma. Transformar o mundo material e espiritual elevando o desejo pelo cuidado e prevenção nessas relações de poder, de forma segura e dinâmica.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.