A Educação de Jovens e Adultos é uma modalidade de Ensino que historicamente foi se construindo a partir das lutas dos movimentos sociais e culturais, marcada pelas resistências sofridas em todo o país no século XX. Assim podemos observar e relatar o quanto é satisfatório quando o aluno da EJA tem um avanço simbólico a cada oficina pedagógica realizada e construída em grupo ou individual. O aluno da Educação de Jovens e Adultos é formador do seu próprio conhecimento e outros saberes com os professores, que ali estão sempre dando um suporte para esses sujeitos construírem seus conhecimentos de forma autônoma. Neste trabalho, destacamos as oficinas com olhares específicos na Leitura e Escrita do sujeito historicamente construído dentro de uma cidadania que sofre alterações mediante suas escolhas e representações. O sujeito da Educação de Jovens e Adultos - EJA é um sujeito singular com suas próprias características ao qual cada um se destaca com sua bagagem de experiências vivenciadas ao longo de sua vida. A troca de experiências dentro da sala de aula, com essa turma, enriqueceu de forma significativa as alunas concluintes da turma de Pedagogia que puderam perceber o quanto é rico a troca de saberes entre o aluno da EJA, favorecendo uma maior reflexão acerca do processo formação para a docência, na licenciatura em nível superior. O processo de leitura e escrita é algo relevante para ambas os lados que trocam saberes plenos numa sociedade que cobra cada vez mais.