Os problemas ambientais resultam da intensa ação do homem na exploração da natureza para atividades e intenções de diversos fins, e coloca em risco todas as formas de vida. Nesta perspectiva, acredita-se que a consciência ambiental é uma das expressões relacionadas à preservação do ambiente, inclusive na escola, através da educação ambiental. Nesta perspectiva, o trabalho o objetivo de identificar as percepções e o conhecimento de alunos do ensino médio acerca dos problemas que afetam o meio ambiente. Trata-se de uma pesquisa descritiva e exploratória, com abordagem quantitativa, da qual participaram 218 alunos de uma escola pública do ensino fundamental e médio, no Ligeiro, distrito de Queimadas – PB. Os dados foram coletados através de questionários e analisados com o auxílio da estatística descritiva. Os resultados indicam que 41,28% entendem o ambiente como toda vida ligada à terra e 73,39% entendem que os problemas ambientais constituem a destruição feita pelo homem na terra. Para 47,25%, as causas dos problemas ambientais decorrem da ação inconsequente do homem; para 45,41% problemas ambientais representam riscos à vida. Os alunos conseguem demonstrar conceito de meio ambiente e são capazes de identificar as causas e consequências dos problemas ambientais, sendo um este um fator importante para a educação ambiental em sala de aula.