No âmbito dos estudos linguísticos, mais especificamente no campo dos conhecimentos gramaticais, vive-se um turbilhão de questionamentos originados da imprecisão dos conceitos determinados pela gramática normativa. Isso ocorre pelo fato de tais conceituações serem insuficientes para darem conta do vasto campo linguístico e dos novos elementos que entram em cena nos variados contextos de interação comunicativa. Diante disso, este trabalho intenciona analisar o grau da transitividade oracional cujos textos apresentam os pronomes pessoais retos em função objetiva, nas produções textuais dos alunos do 6º ano, do Ensino fundamental II, sob a ótica da linguística funcional centrada no uso. Esse estudo assume uma metodologia de caráter descritivo-interpretativo, cujos dados foram analisados qualitativamente, considerando-se a ocorrência, a frequência de uso do fenômeno em estudo, bem como a dinamicidade da língua. O suporte teórico adotado para atender aos objetivos propostos na análise das amostras é a abordagem funcionalista. Esperamos que as discussões realizadas possam instigar os docentes de Língua Portuguesa, bem como os discentes de Letras, futuros professores da área, a conceberem a língua em sua natureza dinâmica e maleável, de modo que a sua diversidade entendida como uma propriedade que a constitui.