Este trabalho estabelece uma reflexão sobre a importância da prática de pesquisa nos processos de formação e ação docente, a partir de uma experiência desenvolvida no contexto do Laboratório de Práticas de Ensino da Geografia (LAPEG) do Curso de Licenciatura em Geografia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), Campus Salvador. O citado Laboratório foi implantado em 2015 no Curso, fruto do desejo da equipe docente em ter um espaço para a concepção, produção e análise de práticas pedagógicas, materiais didáticos, dentre outros, valorizando principalmente a área de Ensino da Geografia. Neste sentido, foi elaborado um Projeto de Pesquisa voltado para o diagnóstico e mapeamento de laboratórios de ensino da Geografia e/ou interdisciplinares existentes no território brasileiro, bem como para o delineamento das abordagens e ações realizadas em tais espaços, demonstrando como a docência em Geografia vem sendo pensada e desenvolvida. O referencial teórico mostra a articulação dos seguintes eixos: Pesquisa; formação e ação docente. Dentre os autores consultados, podem ser citados: Demo (1995), Gil (2002), Bragança (2015), Lüdke (2012); André (2001); Veiga (2009), Cavalcanti (2005, 2006, 2012), etc. Como resultados, foi possível traçar uma análise sobre a importância da prática da pesquisa na formação e ação de professores de Geografia, contribuindo para a criação de um banco de dados para o LAPEG.