PESQUISA, FORMAÇÃO E AÇÃO DOCENTE: REFLEXÕES A PARTIR DE UMA EXPERIÊNCIA DESENVOLVIDA NO LABORATÓRIO DE PRÁTICAS DE ENSINO DA GEOGRAFIA DO IFBA, CAMPUS SALVADOR
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 21938 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 3606 "inscrito_id" => 5801 "titulo" => "PESQUISA, FORMAÇÃO E AÇÃO DOCENTE: REFLEXÕES A PARTIR DE UMA EXPERIÊNCIA DESENVOLVIDA NO LABORATÓRIO DE PRÁTICAS DE ENSINO DA GEOGRAFIA DO IFBA, CAMPUS SALVADOR" "resumo" => "Este trabalho estabelece uma reflexão sobre a importância da prática de pesquisa nos processos de formação e ação docente, a partir de uma experiência desenvolvida no contexto do Laboratório de Práticas de Ensino da Geografia (LAPEG) do Curso de Licenciatura em Geografia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), Campus Salvador. O citado Laboratório foi implantado em 2015 no Curso, fruto do desejo da equipe docente em ter um espaço para a concepção, produção e análise de práticas pedagógicas, materiais didáticos, dentre outros, valorizando principalmente a área de Ensino da Geografia. Neste sentido, foi elaborado um Projeto de Pesquisa voltado para o diagnóstico e mapeamento de laboratórios de ensino da Geografia e/ou interdisciplinares existentes no território brasileiro, bem como para o delineamento das abordagens e ações realizadas em tais espaços, demonstrando como a docência em Geografia vem sendo pensada e desenvolvida. O referencial teórico mostra a articulação dos seguintes eixos: Pesquisa; formação e ação docente. Dentre os autores consultados, podem ser citados: Demo (1995), Gil (2002), Bragança (2015), Lüdke (2012); André (2001); Veiga (2009), Cavalcanti (2005, 2006, 2012), etc. Como resultados, foi possível traçar uma análise sobre a importância da prática da pesquisa na formação e ação de professores de Geografia, contribuindo para a criação de um banco de dados para o LAPEG." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Formação de Professores" "palavra_chave" => "PESQUISA, FORMAÇÃO DOCENTE, AÇÃO DOCENTE, EXPERIÊNCIAS, EXPERIÊNCIAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA4_ID5801_19082016213300.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:43" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ISABELA SANTOS ALBUQUERQUE" "autor_nome_curto" => "ISABELA" "autor_email" => "isalbuquerque30@gmail.com" "autor_ies" => "IFBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 21938 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 3606 "inscrito_id" => 5801 "titulo" => "PESQUISA, FORMAÇÃO E AÇÃO DOCENTE: REFLEXÕES A PARTIR DE UMA EXPERIÊNCIA DESENVOLVIDA NO LABORATÓRIO DE PRÁTICAS DE ENSINO DA GEOGRAFIA DO IFBA, CAMPUS SALVADOR" "resumo" => "Este trabalho estabelece uma reflexão sobre a importância da prática de pesquisa nos processos de formação e ação docente, a partir de uma experiência desenvolvida no contexto do Laboratório de Práticas de Ensino da Geografia (LAPEG) do Curso de Licenciatura em Geografia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), Campus Salvador. O citado Laboratório foi implantado em 2015 no Curso, fruto do desejo da equipe docente em ter um espaço para a concepção, produção e análise de práticas pedagógicas, materiais didáticos, dentre outros, valorizando principalmente a área de Ensino da Geografia. Neste sentido, foi elaborado um Projeto de Pesquisa voltado para o diagnóstico e mapeamento de laboratórios de ensino da Geografia e/ou interdisciplinares existentes no território brasileiro, bem como para o delineamento das abordagens e ações realizadas em tais espaços, demonstrando como a docência em Geografia vem sendo pensada e desenvolvida. O referencial teórico mostra a articulação dos seguintes eixos: Pesquisa; formação e ação docente. Dentre os autores consultados, podem ser citados: Demo (1995), Gil (2002), Bragança (2015), Lüdke (2012); André (2001); Veiga (2009), Cavalcanti (2005, 2006, 2012), etc. Como resultados, foi possível traçar uma análise sobre a importância da prática da pesquisa na formação e ação de professores de Geografia, contribuindo para a criação de um banco de dados para o LAPEG." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Formação de Professores" "palavra_chave" => "PESQUISA, FORMAÇÃO DOCENTE, AÇÃO DOCENTE, EXPERIÊNCIAS, EXPERIÊNCIAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA4_ID5801_19082016213300.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:43" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ISABELA SANTOS ALBUQUERQUE" "autor_nome_curto" => "ISABELA" "autor_email" => "isalbuquerque30@gmail.com" "autor_ies" => "IFBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }