Este relato de experiência visa apresentar algumas questões e reflexões sobre a importância da organização dos espaços, tempo e materiais no desenvolvimento do ensino e aprendizagem da criança na Educação Infantil durante o Estágio Curricular em Educação Infantil ofertado como disciplina obrigatória no Curso de Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Estadual do Maranhão - Campus São Luís em que se aplicou o Projeto “Olímpiadas: aprender brincando”, situação em que se percebeu a necessidade de uma intervenção no espaço escolar para o desenvolvimento das práticas educativas. O estágio teve como espaço uma turma de Infantil I com 15 crianças com faixa etária de 04 anos de uma escola de um bairro de periferia da cidade de São Luís/MA. Como objetivo buscou-se analisar como as intervenções na organização do espaço, tempo e materiais na sala de aula favorecem melhores práticas para o desenvolvimento do ensino e aprendizagem das crianças. Como resultados, percebeu que as intervenções na organização dos espaços, tempo e materiais realizada em parceria com a professora possibilitou boas práticas e um maior desenvolvimento dos aspectos educacionais, emocionais e físicos das crianças.