Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

APRENDIZAGEM AFINADA: O VALOR DA EDUCAÇÃO MUSICAL NA FORMAÇÃO PARA A CIDADANIA

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Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

O trabalho “Aprendizagem afinada: o valor da educação musical na formação para a cidadania” é mais um olhar lançado para o valor da educação pela música nas escolas públicas brasileiras. Sem a pretensão de apresentar categorias novas para discussão, convidamos o leitor a refletir sobre a importância da música para a cidadania, no ensino básico. O objetivo é contribuir para acentuar as pesquisas sobre a música enquanto recurso didático excelente para educação política dos indivíduos. A metodologia é qualitativa e lança mão da análise de referenciais teóricos das áreas de Filosofia, Sociologia e Educação, tais como Platão (2004), Cury (2003) e Cancline (1997). Embora não resulte de uma pesquisa de campo, o interesse pelo tema surgiu de experiências docentes dos autores com educação pela música em escolas públicas do ensino básico brasileiro. Veremos que os resultados positivos do uso da música na formação do indivíduo são múltiplos e vão do desenrolar da emotividade, ao da consciência política. Da Antiguidade aos dias atuais, a música constitui recurso imprescindível de composição do indivíduo e sua importância para a escola, hoje, é tão relevante quanto foi para o cidadão grego do século V a.C., por exemplo. O texto está estruturado em três momentos. No primeiro há uma breve contextualização do valor da música na história humana. No segundo, apresentamos os valores variados da educação musical a partir dos referenciais teóricos que contribuem para o embasamento científico do trabalho e no terceiro e último momento, problematizamos nossa temática especifica que é o valor da música para a formação política dos cidadãos.

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