Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCAÇÃO EM SAÚDE COMO MEDIDA DE PROFILAXIA EM DOENÇAS PARASITÁRIAS

Palavra-chaves: CONSTRUTIVISMO, EDUCAÇÃO EM SAÚDE, HELMINTOLOGIA Pôster (PO) Ensino de Ciências
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Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

A parasitose é considerada uma patologia desencadeada da associação unilateral que acontece entre parasitos e seus respectivos hospedeiros, provocando infecções que afetarão a qualidade de vida da população. Uma das medidas de profilaxia das parasitoses gastrintestinais é a educação em saúde, que auxilia na diminuição dos custos associados à assistência, e o desenvolvimento da responsabilidade da população sobre decisões relacionadas à sua própria saúde e bem estar. A Educação em Saúde pode ser utilizada como estratégica eficiente na profilaxia, pois além de facilitar o aprendizado dos escolares, também proporciona uma melhora na saúde dos indivíduos, devido esse conhecimento ser construído ao longo destas ações. Neste sentido, o presente trabalho teve como objetivo apontar o conhecimento e a percepção inicial, bem como comparar com o conhecimento adquirido, dos escolares do 2° e 3° ano do ensino médio, de escolas da zona urbana e rural da região metropolitana de Natal, sobre conceitos de Helmintologia, tanto a parte humana quanto animal, da participação no projeto de extensão "As aventuras dos pequenos gigantes - Desmistificando a Helmintologia". O estudo teve como público-alvo alunos do Ensino Médio pertencentes às escolas públicas da região metropolitana de Natal, localizadas nos municípios de Ceará-Mirim e Parnamirim, abrangendo a zona urbana e rural dessas localidades. Os municípios citados foram escolhidos pelo fato de possuírem um histórico de ocorrência de helmintoses intestinais humana, e, além disso, pelo fato de, na zona rural haver propriedades que desenvolvem atividade de produção animal, cujos rebanhos também são comprometidos pelas helmintoses e como a temática da parasitologia veterinária não é trabalhada no ensino médio, é interessante levar essas informações para esses alunos. Nas ações de extensão foram trabalhadas diversas metodologias didáticas, incluindo o método construtivista nas aulas teóricas, aulas práticas, metodologias lúdicas (paródias e jogos) e avaliação diferenciada na forma de apresentação, totalizando 3 dias de atividades nas escolas. Levando em consideração a quantidade de questionários utilizados para avaliação das atividades, foram analisados um total de 111 questionários, sendo para os iniciais, um total de 65 alunos (35 da escola do município de Ceará-Mirim e 30 da escola de Parnamirim), e para questionário final, um total de 60 alunos (32 da escola do município de Ceará-Mirim e 28 da escola de Parnamirim). Na análise do questionário inicial, pôde-se detectar que desconheciam o que era verminose e/ou se já tiveram, nem ao menos conheciam alguém que já teve. Após a realização das atividades desenvolvidas na oficina em um período de três dias, foi aplicado um questionário final para comparação e diagnóstico de que atividades envolvendo educação em saúde são importantes ferramentas de profilaxia para a população. Os resultados se mostraram bastante positivos, pois pôde-se perceber que de fato o objetivo da atividade foi cumprido, e corroborando que atividades envolvendo educação em saúde como medida de promoção a saúde são essenciais. Conclui-se que a atividade de extensão desenvolvida conseguiu alcançar o seu objetivo que foi promover a educação em saúde.

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