Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

TRANSDISCIPLINARIDADE E A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NO ENSINO SUPERIOR

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      Nessas seções, foram levantados aspectos relacionados à educação e sua relação com o desenvolvimento humano; à lógica Clássica, apresentando os aspectos desse modelo e suas implicações na educação; a Disciplinaridade, Pluridisciplinaridade, Interdisciplinaridade e Transdisciplinaridade; e elementos sobre a abordagem transdisciplinar no Ensino Superior. Por esse meio, constata-se que não é possível continuar reproduzindo uma prática baseada em um pensamento reducionista que separa o ser da realidade, o corpo da mente, e o sujeito do objeto. É preciso superar a dicotomia da ciência antiga alicerçada na razão como conhecimento verdadeiro. O conhecimento não precisa ser reduzido para ser entendido, porém, cada parte reduzida importa para a compreensão do todo.  Ao mesmo tempo, uma atitude transdisciplinar, baseada na complexidade, requer flexibilidade, autonomia, dinamismo, ética, cooperação e diálogo. A mudança tem que ser profunda e não se pode ignorar essa constante transformação do mundo.
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      Nessas seções, foram levantados aspectos relacionados à educação e sua relação com o desenvolvimento humano; à lógica Clássica, apresentando os aspectos desse modelo e suas implicações na educação; a Disciplinaridade, Pluridisciplinaridade, Interdisciplinaridade e Transdisciplinaridade; e elementos sobre a abordagem transdisciplinar no Ensino Superior. Por esse meio, constata-se que não é possível continuar reproduzindo uma prática baseada em um pensamento reducionista que separa o ser da realidade, o corpo da mente, e o sujeito do objeto. É preciso superar a dicotomia da ciência antiga alicerçada na razão como conhecimento verdadeiro. O conhecimento não precisa ser reduzido para ser entendido, porém, cada parte reduzida importa para a compreensão do todo.  Ao mesmo tempo, uma atitude transdisciplinar, baseada na complexidade, requer flexibilidade, autonomia, dinamismo, ética, cooperação e diálogo. A mudança tem que ser profunda e não se pode ignorar essa constante transformação do mundo.
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Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

O presente artigo tem como objetivo realizar uma breve discussão sobre a abordagem transdisciplinar e sua relação com a construção do conhecimento no ensino superior. A partir disso, pretendeu-se discutir sobre os princípios e a importância da abordagem transdisciplinar e como essa prática pode possibilitar novas formas de pensar e construir o conhecimento. O texto está estruturado em quatro seções, além da introdução e considerações finais. A primeira seção trata dos aspectos relacionados à educação e sua relação com o desenvolvimento humano. A segunda seção, destinada à lógica Clássica, apresenta os aspectos desse modelo e suas implicações na educação. A terceira seção discorre sobre a Disciplinaridade, Pluridisciplinaridade, Interdisciplinaridade e Transdisciplinaridade. Por fim, a quarta seção traz elementos sobre a abordagem transdisciplinar no ensino superior. Nessas seções, foram levantados aspectos relacionados à educação e sua relação com o desenvolvimento humano; à lógica Clássica, apresentando os aspectos desse modelo e suas implicações na educação; a Disciplinaridade, Pluridisciplinaridade, Interdisciplinaridade e Transdisciplinaridade; e elementos sobre a abordagem transdisciplinar no Ensino Superior. Por esse meio, constata-se que não é possível continuar reproduzindo uma prática baseada em um pensamento reducionista que separa o ser da realidade, o corpo da mente, e o sujeito do objeto. É preciso superar a dicotomia da ciência antiga alicerçada na razão como conhecimento verdadeiro. O conhecimento não precisa ser reduzido para ser entendido, porém, cada parte reduzida importa para a compreensão do todo. Ao mesmo tempo, uma atitude transdisciplinar, baseada na complexidade, requer flexibilidade, autonomia, dinamismo, ética, cooperação e diálogo. A mudança tem que ser profunda e não se pode ignorar essa constante transformação do mundo.

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