Este trabalho apresenta o fracasso escolar na prática do letramento como discussão da realidade nas universidades, fruto de uma má formação no ensino básico. Esse tema é apresentado como um desafio aos cursos da área de educação que precisam responder a essa problemática. Essa avaliação norteará a qualidade do letramento e sua problemática existente na formação e suas dificuldades que os alunos têm no ensino médio, fruto do fracasso escolar do ensino fundamental. Nessa perspectiva, até que ponto a formação dos professores da atualidade é capaz de corrigir essa problemática? A qualidade de leitura de alunos universitários é suficiente para uma interpretação fiel ao texto? Se não, aonde foi o erro? Na leitura ou na dificuldade que o aluno tem decodificação? A formação dos professores da atualidade é suficiente para a correção dessa problemática? Essas questões nortearão a problemática apresentada numa tentativa de justificarmos as razões pelas quais as escolas brasileiras tem essa dificuldade. A leitura e interpretação têm sido deixadas de lado pelos alunos, por falta de projetos e métodos que gerem estímulos aos os próprios para o desenvolvimento intelectual. A grande problemática é que os próprios professores têm suas dificuldades de interpretação. A partir da problemática levantada através dos questionários respondidos, propomos uma busca de solução no ensino superior, para a transformação de uma sociedade mais participativa, para responder como forma de busca de uma solução a uma realidade negativa a cerca de interpretação e decodificação em nosso país.