O trabalho de campo incluído no ensino de geografia como recurso metodológico favorece o desenvolvimento intelectual do aluno, potencializando seu aprendizado através de suas observações, impulsionando a participar das discussões em sala de aula. O objetivo da pesquisa é mostrar a importância do trabalho de campo no processo de ensino-aprendizagem, pois este facilita a produção, construção e compreensão dos conteúdos estudados em sala de aula; e executar uma aula de campo na Estação de Tratamento de Água- ETA em Teresina/PI. A metodologia aplicada na realização do trabalho de campo pelo projeto buscou aproximar o conteúdo transmitido aos alunos da realidade ou contexto em que vivem, seguindo as seguintes etapas: reuniões com a equipe do PIBID e equipe gestora da escola, planejamento de campo, aula teórica, aula de campo, pós campo, relatório e por fim levantamento bibliográfico para a composição da pesquisa. A atividade foi dividida em duas etapas: aula de pré-campo visando aproximar o objeto de estudo aos alunos para estabelecer um primeiro contato da realidade a ser vivenciada, de maneira a estimular a curiosidade e o interesse pelo estudo da geografia. E aula de campo organizada de forma a proporcionar uma maior segurança e aprendizado aos alunos, por meio do preenchimento de planilhas de campo considerando alguns aspectos ambientais e de infraestrutura. Considerou-se que a utilização da aula de campo na compreensão dos fenômenos geográficos, contribui de forma positiva e satisfatória, pois possibilita a integração da teoria com a prática, propiciando conhecer e promover melhorias no dinamismo das aulas.