Este trabalho buscou averiguar o uso de experimentação no ensino fundamental nas aulas de ciências. A pesquisa foi realizada na área urbana de Barra de Santa Rosa (PB) na escola José Eudenício Correia Lins. Este estudo trata-se de uma pesquisa exploratória com a aplicação de questionário pelo qual se objetiva compreender a atuação dos professores frente ao uso e desenvolvimento de atividades experimentais nas séries do ensino fundamental II, como forma de compreender se esse recurso didático esta sendo utilizado e qual a sua relevância. Foi concluído que esta modalidade, está sendo pouco eficiente em nossas escolas, e isso tem se dado devido à falta de laboratório ou espaços adequados, o que vem impossibilitando os professores de relecionarem as suas aulas teóricas a prática. Mediante a pesquisa obtivemos respostas, onde foi possível observar que, embora todos os professores participantes do trabalho estarem conscientes que a utilização de atividades experimentais proporciona grandes vantagens quanto ao aprendizado de ciências, e a ampliação dos conhecimentos científicos assim como ampliação da reflexão, muitos professores ainda não fazem uso das atividades experimentais. Pode-se, portanto observar que foram muito significativos os dados obtidos, pois demonstraram a importância da utilização da experimentação durante as aulas de Ciências salientadas pelos professores.