Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A OBSERVAÇÃO DO ESTÁGIO EM GEOGRÁFIA NO ÂMBITO DO ENSINO FUNDAMENTAL: DA TEORIA PARA A VIVÊNCIA ESCOLAR

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Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

O Estágio Supervisionado na licenciatura, é um processo crucial para o aperfeiçoamento e formação do aluno licenciando, é nesse momento que o discente tem o primeiro contato com o espaço que ele irá atuar profissionalmente. Em geografia, assim como em outras licenciaturas, é necessário que o graduando para realizar seu estágio, tenha embasamento teórico da disciplina de sua área de formação e das políticas educacionais que regem o ensino, a exemplo, os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). Tivemos como base teórica para a elaboração desse trabalho, Pimenta (2010) e Lima (2012) Straforini (2011), Fantini (2010) e Callai (2014) para exposições e discussões teóricas sobre o tema proposto. A realização da observação do estágio supervisionado em Geografia teve como atividade final o planejamento e a execução de uma oficina em uma escola pública do Ensino Fundamental. Diante da experiência vivenciada, novos aprendizados sobre a prática do ensino, didática e sobre os alunos foram adquiridos, e estes, contribuirão significativamente na formação docente. É satisfatório para o estagiário ver o interesse e a participação dos alunos na exposição e nas atividades trabalhadas. Acreditamos que essa satisfação assim como a visão positiva de toda essa experiência é algo que faz parte da identificação com a licenciatura, com o ser professor.

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