O presente trabalho teve como objetivo principal identificar o comportamento dos funcionários de uma instituição pública de ensino médio na cidade de Sertânia - Pernambuco no que diz respeito às atitudes financeiras e à utilização do planejamento financeiro. Desse modo, o presente trabalho contribui para ampliar a importância e a disseminação da cultura da educação financeira entre jovens e adultos, proporcionando orçamentos ajustados de acordo com as suas capacidades financeiras. Para atingir o objetivo proposto, a metodologia utilizada foi a pesquisa descritiva, com abordagem quantitativa, conduzida por meio de uma análise bibliográfica e pesquisa de campo através de um questionário estruturado. Os resultados demonstraram quanto às atitudes financeiras relacionadas às decisões de consumo, que houve um resultado bem satisfatório, pois a maioria realiza suas compras apenas quando tem necessidade, ou seja, compras supérfluas e desnecessárias fogem do orçamento. Embora a maioria dos funcionários possuam compras parceladas, sendo grande parte através do cartão do crédito, estes apresentaram um nível de endividamento bem equilibrado. Percebeu-se ainda que, apesar dos pesquisados realizarem investimentos, estes não apresentaram um nível satisfatório de conhecimento sobre o mercado financeiro de investimento. Destaca-se também, um perfil conservador dos entrevistados com relação à poupança, o qual é visto como um investimento muito utilizado e conhecido. Cabe destacar que, embora grande parte realize um planejamento financeiro, muitos não apresentaram um nível de conhecimento suficiente com relação à gerência do próprio dinheiro, apresentando assim um percentual significante (36%) de pessoas que ainda têm dificuldade para planejar suas finanças pessoais.