O presente trabalho apresenta uma pesquisa de caráter qualitativo na qual se buscou desenvolver a partir de um tema gerador, pilhas, uma sequencia didática a qual foi desenvolvida com alunos do terceiro ano e/ou que já concluíram o ensino médio e estejam cursando o curso pré-vestibular solidário oferecido pela UFCG no centro de educação e saúde, Cuité PB. Inicialmente foi feita a aplicação de um pré-teste ao qual visava um levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos partindo da teoria construtivista no processo de ensino aprendizagem partindo de uma abordagem socio-cultural do aluno. Logo após foram desenvolvidas duas aulas teóricas nas quais consistiram em uma abordagem histórica das pilhas e a problemática ambiental sobre o descarte incorreto das mesmas além de duas aulas práticas nas quais consistiram na abertura e construção de pilhas, após as aulas foi feita a aplicação de um questionário pós-teste, o mesmo questionário do pré-teste para que pudéssemos comparar as respectivas respostas dos alunos. Neste contexto, frente às problemáticas no ensino de química buscamos contextualizar e construir significados para conceitos estudados. Objetivamos ainda avaliar a importância da experimentação no ensino de Química e apresentar os resultados obtidos a partir da aplicação de um questionário para analisar os conhecimentos prévios dos alunos acerca do tema; uma aula expositiva dialogada, duas aulas experimentais nas quais haverá a abertura de uma pilha junto com os alunos e a construção de uma pilha de Daniell; e, por fim, um segundo questionário. Todas as aulas ministradas foram feitas associações da prática com a teoria, ou seja, não houve uma separação, ambas ocorreram de forma simultânea onde se obteve maior compreensão dos alunos.