Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

SEQUÊNCIA DIDÁTICA: A UTILIZAÇÃO DE PILHAS COMO TEMA GERADOR COM ALUNOS DO PRÉ-VESTIBULAR SOLIDÁRIO (PVS) NO CENTRO DE EDUCAÇÃO E SAÚDE - UFCG NA CIDADE DE CUITÉ PB

Palavra-chaves: PILHAS, TEMA GERADOR, PROBLEMÁTICA SOCIAL Comunicação Oral (CO) Ensino de Ciências
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 22256
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 2309
    "inscrito_id" => 1181
    "titulo" => "SEQUÊNCIA DIDÁTICA: A UTILIZAÇÃO DE PILHAS COMO TEMA GERADOR COM ALUNOS DO PRÉ-VESTIBULAR SOLIDÁRIO (PVS) NO CENTRO DE EDUCAÇÃO E SAÚDE - UFCG NA CIDADE DE CUITÉ PB"
    "resumo" => "O presente trabalho apresenta uma pesquisa de caráter qualitativo na qual se buscou desenvolver a partir de um tema gerador, pilhas, uma sequencia didática a qual foi desenvolvida com alunos do terceiro ano e/ou que já concluíram o ensino médio e estejam cursando o curso pré-vestibular solidário oferecido pela UFCG no centro de educação e saúde, Cuité PB. Inicialmente foi feita a aplicação de um pré-teste ao qual visava um levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos partindo da teoria construtivista no processo de ensino aprendizagem partindo de uma abordagem socio-cultural do aluno. Logo após foram desenvolvidas duas aulas teóricas nas quais consistiram em uma abordagem histórica das pilhas e a problemática ambiental sobre o descarte incorreto das mesmas além de duas aulas práticas nas quais consistiram na abertura e construção de pilhas, após as aulas foi feita a aplicação de um questionário pós-teste, o mesmo questionário do pré-teste para que pudéssemos comparar as respectivas respostas dos alunos. Neste contexto, frente às problemáticas no ensino de química  buscamos contextualizar e construir significados para conceitos estudados. Objetivamos ainda avaliar a importância da experimentação no ensino de Química e apresentar os resultados obtidos a partir da aplicação de um questionário para analisar os conhecimentos prévios dos alunos acerca do tema; uma aula expositiva dialogada, duas aulas experimentais nas quais haverá a abertura de uma pilha junto com os alunos e a construção de uma pilha de Daniell; e, por fim, um segundo questionário. Todas as aulas ministradas foram feitas associações da prática com a teoria, ou seja, não houve uma separação, ambas ocorreram de forma simultânea onde se obteve maior compreensão dos alunos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "PILHAS, TEMA GERADOR, PROBLEMÁTICA SOCIAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA18_ID1181_16082016145726.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:08"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:44"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JAQUELINE FERREIRA RAMOS"
    "autor_nome_curto" => "JAQUELINE RAMOS"
    "autor_email" => "jaqueliineferreira@outloo"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE- UFCG"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 22256
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 2309
    "inscrito_id" => 1181
    "titulo" => "SEQUÊNCIA DIDÁTICA: A UTILIZAÇÃO DE PILHAS COMO TEMA GERADOR COM ALUNOS DO PRÉ-VESTIBULAR SOLIDÁRIO (PVS) NO CENTRO DE EDUCAÇÃO E SAÚDE - UFCG NA CIDADE DE CUITÉ PB"
    "resumo" => "O presente trabalho apresenta uma pesquisa de caráter qualitativo na qual se buscou desenvolver a partir de um tema gerador, pilhas, uma sequencia didática a qual foi desenvolvida com alunos do terceiro ano e/ou que já concluíram o ensino médio e estejam cursando o curso pré-vestibular solidário oferecido pela UFCG no centro de educação e saúde, Cuité PB. Inicialmente foi feita a aplicação de um pré-teste ao qual visava um levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos partindo da teoria construtivista no processo de ensino aprendizagem partindo de uma abordagem socio-cultural do aluno. Logo após foram desenvolvidas duas aulas teóricas nas quais consistiram em uma abordagem histórica das pilhas e a problemática ambiental sobre o descarte incorreto das mesmas além de duas aulas práticas nas quais consistiram na abertura e construção de pilhas, após as aulas foi feita a aplicação de um questionário pós-teste, o mesmo questionário do pré-teste para que pudéssemos comparar as respectivas respostas dos alunos. Neste contexto, frente às problemáticas no ensino de química  buscamos contextualizar e construir significados para conceitos estudados. Objetivamos ainda avaliar a importância da experimentação no ensino de Química e apresentar os resultados obtidos a partir da aplicação de um questionário para analisar os conhecimentos prévios dos alunos acerca do tema; uma aula expositiva dialogada, duas aulas experimentais nas quais haverá a abertura de uma pilha junto com os alunos e a construção de uma pilha de Daniell; e, por fim, um segundo questionário. Todas as aulas ministradas foram feitas associações da prática com a teoria, ou seja, não houve uma separação, ambas ocorreram de forma simultânea onde se obteve maior compreensão dos alunos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "PILHAS, TEMA GERADOR, PROBLEMÁTICA SOCIAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA18_ID1181_16082016145726.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:08"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:44"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JAQUELINE FERREIRA RAMOS"
    "autor_nome_curto" => "JAQUELINE RAMOS"
    "autor_email" => "jaqueliineferreira@outloo"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE- UFCG"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

O presente trabalho apresenta uma pesquisa de caráter qualitativo na qual se buscou desenvolver a partir de um tema gerador, pilhas, uma sequencia didática a qual foi desenvolvida com alunos do terceiro ano e/ou que já concluíram o ensino médio e estejam cursando o curso pré-vestibular solidário oferecido pela UFCG no centro de educação e saúde, Cuité PB. Inicialmente foi feita a aplicação de um pré-teste ao qual visava um levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos partindo da teoria construtivista no processo de ensino aprendizagem partindo de uma abordagem socio-cultural do aluno. Logo após foram desenvolvidas duas aulas teóricas nas quais consistiram em uma abordagem histórica das pilhas e a problemática ambiental sobre o descarte incorreto das mesmas além de duas aulas práticas nas quais consistiram na abertura e construção de pilhas, após as aulas foi feita a aplicação de um questionário pós-teste, o mesmo questionário do pré-teste para que pudéssemos comparar as respectivas respostas dos alunos. Neste contexto, frente às problemáticas no ensino de química buscamos contextualizar e construir significados para conceitos estudados. Objetivamos ainda avaliar a importância da experimentação no ensino de Química e apresentar os resultados obtidos a partir da aplicação de um questionário para analisar os conhecimentos prévios dos alunos acerca do tema; uma aula expositiva dialogada, duas aulas experimentais nas quais haverá a abertura de uma pilha junto com os alunos e a construção de uma pilha de Daniell; e, por fim, um segundo questionário. Todas as aulas ministradas foram feitas associações da prática com a teoria, ou seja, não houve uma separação, ambas ocorreram de forma simultânea onde se obteve maior compreensão dos alunos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.