O ensino da paleontologia encontra-se debilitado por diversos motivos referente aos docentes e a indisponibilidade dos materiais paradidáticos (livros e réplicas), são eles a falta do conhecimento científico para abordar corretamente os conteúdos e responder questionamentos que venham surgir durantes as aulas, como também a deficiência dos conteúdos presentes nos livros didáticos. O presente trabalho objetivou realizar um levantamento sobre a situação do ensino de Paleontologia aplicado pelos docentes no ensino médio das escolas públicas estaduais.A pesquisa foi realizada no município de Floriano-PI, em instituições estaduais que oferecem o ensino médio: Unidade Escolar Bucar Neto, Djalma Nunes, Fauzer Bucar e Osvaldo da Costa e Silva, com a participação de 5 docentes, que assinaram um termo de consentimento livre e esclarecido e foram informados sobre a finalidade da pesquisa e a manutenção do sigilo da sua identidade. Os dados foram coletados através de um questionário com perguntas abertas e fechadas. Observamos que existe uma dificuldade muito grande de aplicar o ensino de paleontologia nas escolas públicas estaduais do município. Pois os livros didáticos são bastante resumidos e os conteúdos sobre paleontologia é extenso. As escolas analisadas não apresentam recursos necessários para uma melhor assimilação dos conteúdos pelos alunos e formação docente referente ao ensino de paleontologia ainda é deficiente de acordo com os dados coletados.